segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ESTAMOS ENVELHECENDO!

Lendo a entrevista do geriatra Dr. Adriano Gordilho, onde fala que prevenção é a receita que serve para todos nós, pois de acordo com o censo de 2010, estamos envelhecendo, pois a população acima dos 60 anos equivale a 11,6%.
Este geriatra nos chama atenção para a necessidade de mantermos hábitos saudáveis a fim de termos uma velhice ativa e autônoma.
O mal de Alzheimer, tipo de demência mais comum entre os idosos, já atinge 700 mil brasileiros. Chama atenção que ninguém fica velho do dia para noite e quanto mais nos preocuparmos com hábitos saudáveis, mais garantiremos uma melhoria para o envelhecimento, pois existem dois tipos de envelhecer, o chamado envelhecimento bem sucedido e o envelhecimento patológico. O patológico é quando se junta os anos de vida e as doenças como: hipertensão, diabetes, osteoporose, artrose.
Os fatores de risco como: sedentarismo, obesidade, diabetes, tabagismo, hipertensão, que vão se agregando ao idoso, vão diminuindo a suas chances de envelhecer, cada fator de risco citado, são menos 5 % de chance de se viver mais, então a responsabilidade de se viver mais é de cada um de nós.
Existem também os fatores inerentes ao envelhecimento como, baixa visão, às vezes catarata, diminuição da acuidade auditiva, doenças neurológicas afetando o equilíbrio que interferem na qualidade de vida do idoso.
Quanto à doença de Alzheimer não tem uma causa, mas existem fatores associados como, depressão, isolamento social, baixa escolaridade, inatividade física, por isto devemos estar atentos aos primeiros sintomas, quando o idoso pergunta várias vezes a mesma coisa, quando não se lembra do que comeu a família acha que é normal da velhice, mas pode se fazer testes para se diagnosticar e receber tratamento adequado.
O Brasil precisa muito ainda investir em campanhas de promoção de saúde e prevenção das doenças e como estamos caminhando para a casa dos sessenta, ou já temos idosos na família é preciso saber como lidar com o idoso, pois doses de paciência será preciso! E finalmente minhas seguidoras precisam ficar atualizadas e assumirem atitudes pró-ativa.

2 comentários:

  1. LEGAL ESTE COMENTÁRIO DE COMO BEM ENVELHECER, PQ DE FATO SABEMOS DA NECESSIDADE DE SE CUIDAR, DA PREVENÇÃO E TUDO MAIS QUE VC ESCREVEU DE FORMA RESUMIDA, FAZENDO ABORDAGENS INTERESSANTES QUE NOS CONDUZ A UMA REFLEXÃO MAIS PROFUNDA E CONSCIENTE DO ASSUNTO, PRINCIPALMENTE PARA MIM E SOLON QUE JÁ ESTÁ COM 70 ANOS E EU ME PRÓXIMO DOS 60. ESTAMOS ENVELHECENDO BEM PQ NOS CUIDAMOS, FAZEMOS A PREVENÇÃO, EXERCÍCIOS E ESTAMOS SEMPRE ANTENADOS COM O MUNDO E SUAS MUDANçAS, E AINDA TEMOS UMA ENFERMEIRA DE PLANTÃO CONSTANTE AO NOSSO LADO CONHECE???
    EM NOSSAS ANDANÇAS FORA DO BRASIL PERCEBEMOS COMO ESTE GRUPO DA MELHOR IDADE SE MOVIMENTA NAS RUAS, COM INDEPENDENCIA, DE BICICLETA, REALMENTE UM ENVELHECIMENTO INVEJÁVEL;ESPERAMOS QUE OS BRASILEIROS POSSAMOS SEGUIR ESTES PASSOS.
    ADOREI!!!!

    ResponderExcluir
  2. O BRASIL NÃO ESTA PREPARADO PARA ATENDER O AUMENTO DOS IDOSOS, AS PESSOAS SÃO DESPREPARADAS PARA COMPREENDER E CUIDAR DOS IDOSOS.OUTRO DIA VI UMA SITUAÇÃO ONDE UMA PESSOA CEDEU O LUGAR DO BUZÚ PARA UM IDOSO E FOI UMA CONFUSÃO POIS O IDOSO COMEÇOU A FALAR QUE NÃO QUERIA E XINGOU A PESSOA.NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA ENVELHECER....
    O ARTIGO ESTÁ ÓTIMO.

    ResponderExcluir