terça-feira, 7 de dezembro de 2010

VIOLÊNCIA URBANA

Lendo sobre a violência urbana, achei o tema muito importante para uma reflexão, pois trata-se de um grande problema do mundo contemporâneo.
O egoísmo passa a governar a conduta humana, e aí todos se engalfinham na luta pela conquista do melhor e maior pedaço, quando compartilham do mesmo grupo social.
A diminuição do espaço cada dia se restringe, grandes guetos vão se formando, e aquele que se isola no interesse pessoal, escraviza-se tornando vítima de si mesmo.
Ainda neste artigo, diz que mitologicamente, o ser humano pode ser dividido em duas partes, acima do diafragma, músculo que divide internamente o abdome, encontra-se a luz, que são as funções superiores da circulação, dos sentimentos, do pensamento, da respiração, são consideradas áreas nobres, as iluminadas. A parte inferior, abaixo, encontra-se as áreas de excreção, sexo e reprodução, são consideradas áreas de sombra, sem controle, equiparando-se ao animal. Esta herança física do animal descrita acima compreende as reações emocionais que estão fora do controle da mente e o leva a delinqüência.
Existem também os fatores adversos, como a falta de educação, ausência absoluta do sentido ético, da dignidade moral, isto tudo faz com que as condutas sejam agressivas e violentas, agindo por instinto.
A violência aumenta e leva o individuo a agredir aquele que está mais próximo. Os lares desestruturados, onde muitos vivem na miséria sócia econômica, com genitores despreparados psicologicamente para serem responsáveis pela criação dos filhos, gerando comportamentos cada vez mais mórbidos.
Observamos também tecnologias voltadas para interesse de grupos, substituindo a mão de obra, gerando desemprego, vemos também governos insensíveis, que criam uma barreira que a cada dia elimina o sagrado, passando condutas de desrespeito, sem valores sem preocupação da cultura, desestruturando o homem, sem nada de valor, sem rumo...
Não se combate a violência sem se pensar na base da construção do ser humano, na formação da ética, pois fora disto, o que vimos são homens doentes da alma.As conquistas contemporâneas liberta o ser humano de muitos pesados labores,mas não conseguiram preencher o vazio existencial.

2 comentários:

  1. A violencia que ocorreu com o professor Cássio em Minas fui muito cruel, ele no seu local de trabalho foi esfaquiado pelo aluno, agora os advogados querem provar que o rapaz tem trasntornos mentais......Até quando vamos ouvir falar da violência contra professores?
    Amor minha gente, muito amor no coração.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    MTO BOM MESMO SEU COMENTÁRIO SOBRE A VIOLENCIA URBANA NO NOSSO PAÍS E CONCORDO COM TODOS OS FATORES CITADOS, MAS VIVER DIA A DIA COM ESTA VIOLENCIA TEM SIDOCRUEL,PRINCIPALMENTE PARA NÓS QUE SOFREMOS NA PELE A BARBARIDADE QUE COMETERAM COM NOSSO SAUDOSO POPÓ; FICAMOS NA VEARDADE IMPOTENTES DIANTE DO FATO CONSUMADO E EU PARTICULARMENTE TENHO RECEIO DE ALGUNS LOCAIS EM NOSSA CIDADE, NOS SENTIMOS ENCURRALADOS. E COMO NADA PODEMOS FAZEER PARA DIMIUIR O CAOS, SÓ TEMOS QUE IMPLORAR A MISERICÓRDIA DO NOSSO DEUS.

    ResponderExcluir