quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O JOGO DAS EMOÇÕES

Após ter participado de um encontro com a psicóloga Jeane Braidy, onde ela abordou sobre emoções, logo anotei os ensinamentos para poder compartilhar com minhas seguidoras. Ela nos entregou uma lâmina mostrando as fases ou estágios da emoção, e como ela interfere nos nossos sentimentos e ações. Para melhor entendermos podemos dividir assim, existem as pré emoções que podemos dizer que são o bem estar e o desconforto, são as de primeiro estágio. Para lidar com os sentimentos é necessário ter disponibilidade emocional, e isto requer intensidade, tempo e limite. Para buscarmos a sensação de bem estar, descrita acima, podemos lançar mão de elementos sensoriais (aroma, musica) que precisamos exercitar em busca da qualidade, para termos mais atenção ou concentração, porque o bem estar é um estado emocional que se altera.
Temos quatro emoções básicas: são as biológicas ou também as do “eu corporal”
Quais são elas: a nossa face expressa estas emoções
a) Felicidade ou alegria: a pessoa mostra os dentes, o olhar é brilhante a gente sente a interação com o outro
b) Tristeza: o rosto fica caído, a comissura labial fica para baixo
c) Medo: os olhos ficam arregalados
d) Raiva: as bochechas ficam pressionadas, ocorre à congestão sanguínea, a musculatura fica tensa e o individuo fica mais ligado.


As emoções primárias são as de autoconhecimento, chamada de relação intrapessoal.
BEM ESTAR: são o contentamento e satisfação
DESCONFORTO: na área do medo ( ameaça e ansiedade)
Na área da raiva ( irritação e frustração)
Na área da tristeza ( decepção e prostração)

Precisamos nos conhecer para podermos usar mecanismos, para temos que sair da área do desconforto, sair da exclusão. É preciso limpar o terreno interno, administrar estas emoções, usar um filtro, metaforicamente falando, para nos proteger buscando o nosso auto cuidado. Saber o que nos aflinge é fundamental, renegociar o problema é objetivo principal, pois precisamos conhecer o nosso alcance,nossos limites, e não criar expectativas para não ficarmos frustrados.
Já o quarto estágio considerado como a gente se relaciona com o outro, também chamado de relação interpessoal, chamadas de emoções secundárias, que na área do BEM ESTAR podemos ter amor e alegria.
No DESCONFORTO, podemos ter vergonha, ciúme, inveja, fúria, desprezo e luto.
Estas reações são vistas do lado de fora, é o eu e o outro. Quem tem vergonha tem uma preocupação consigo mesmo, o outro olhado, com o julgamento, de se sentir frágil.
Portanto queridos seguidores, antes de tudo é preciso nos conhecer e sabermos quais são os nossos sentimentos, tentar listar, dizer quais são, por que já vimos que eles são variáveis, mas nós precisamos conduzir nossas emoções para desenvolvermos as relações sociais de forma positiva, porque os conflitos quando chegam devem ser enfrentados, ou postergados ou descartados, veja o que é melhor para sua vida, porque a criança que habita em nós pode ficar ferida, mas o adulto que somos, tem de reagir.

Um comentário:

  1. EXCELNTE TEXTO PQ NA VERDADE ENSINAMENTO SOBRE TODO NOSSO COMPORTAMENTO EMOCIONAL, DE FORMA RESUMIDA E OBJETIVA.
    ESPERO USUFRUIR CADA VEZ MAIS DESSES ENSINAMAENTOS E ASSIM MELHORAR TODO O MEU SER,ATRAVÉS DE LEITURAS COMO ESTA E DE ATOS CONCRETOS NA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir