sábado, 4 de dezembro de 2010

OLHAI POR NÓS SANTA BARBARA!


Hoje, 4 de dezembro é dia de santa Barbara, com o sincretismo religioso, também chamada de Iansá e como não podia deixar, eis aqui a minha pesquisa para compartilhar com minhas seguidoras.
Santa Bárbara nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor, pertencendo a uma família de certa posição social. Às ocultas dos pais, fanáticos pagãos, conseguiu instruir-se na religião cristã.
Devia ter tido especiais dotes de beleza e inteligência, porque seu pai, Dióscoro, depositava nela as mais radiosas esperanças em vista de um casamento honroso. Mas Bárbara apresentava indiferença às solicitações do pai, até que este descobriu sua condição de cristã. Ficou, então, furioso e seu amor paterno se transformou em ódio desumano. Ameaçou-a com torturas e, finalmente, denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano.
O coração da Jovem Bárbara sentia-se dilacerado entre amores opostos: o dos pais de uma parte e o de Cristo, amor supremo. Verificou-se nela a palavra do Divino Mestre: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, e os inimigos do homem serão as pessoas da própria casa" (Mt.10,34-36).
Bárbara suportou o processo com firmeza e altivez cristã, protestando sua fidelidade a Cristo, a quem tinha consagrado sua virgindade. Era o tempo do imperador Maximiano, nos primeiros anos do século IV. O juiz, vendo a obstinação da jovem cristã em professar a fé, mandou aplicar-lhe cruéis torturas, mas suas feridas sempre apareciam curadas. Pronunciou, então, sua sentença de morte.
O próprio pai, Dióscoro, furioso em seu cego paganismo, decepcionado em seus interesses, num excesso de barbárie, prontificou-se para executar a sentença: atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, e lhe decepou a cabeça. Logo após ter praticado seu hediondo crime, o céu escureceu-se à sua volta, ele sentiu uma grande angústia e começou a caminhar pelo local, mas um raio fulminante atingiu-o no peito, matando-o instantaneamente.
O culto de veneração desta santa do Oriente passou para o Ocidente, sobretudo, Roma, onde desde o século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados a seu nome. Esta santa é invocada, sobretudo, como protetora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades.
Iansã, é um orixá cultuado no candomblé e em seguimentos de religiões afro-brasileiras,

Os devotos costumam lhe oferecer sua comida favorita, o àkàrà (acarajé), ekuru e abará solicitando auxílio nas mais diversas questões, principalmente as ligadas à justiça, por sua proximidade com Xangô e proteção, em especial contra os eguns.

No candomblé sua côr é o vermelho, leva chifres de búfalo ou boi na cintura e utiliza o eruêxim, instrumento ritual feito de rabo de boi ou burro com o qual direciona os eguns, os espíritos dos mortos. Por sua atuação junto aos eguns está intimamente ligada aos mistérios da morte e aos orixás Nanã, Omolu e Obaluayê.


Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá provém do rio de mesmo nome na Nigéria, país que faz parte da Iorubalândia, atualmente chamado de rio Níger. No entanto, não se trata de uma divindade das águas, mas da Senhora dos ventos, raios e tempestades, elemento fogo, seu metal é o cobre.

O seu culto está associado à morte e aos ancestrais, por saber lidar com os eguns, é ela que os encaminha, manifesta-se nos rituais de Àsèsè ou Axexê em português.

Foi espôsa de Ogum e posteriormente uma das três mulheres de Xangô.

Iansá é aquela que divide com Xangô o axé de soltar fogo pela boca e o acompanha nas batalhas, tendo alcançado ao seu lado grandes vitórias.

Oferendas: àkàrà ou acarajé, ekuru e abará.
Seja lá qual for a sua crença, o importante é perceber que não estamos sozinhos neste imenso universo, é preciso aceitar as forças divinas até para compreendermos o processo de criação e de evolução. Que dona Iansá ou Santa Barbara continue nos abençoando abundantemente.

2 comentários:

  1. Valeu pelas informações, seu blog esta ficando cada dia melhor.

    ResponderExcluir
  2. BELA HOMENAGEM A STA BARBARA RAINHA DOS RAIOS E TROVÕES QUE DE FATO FOI UMA MULHER CORAJOSA E DESTEMIDA QUE MTO LUTOU CONTRA OS PRECONCEITOS E ESTRUTURA DA SUA EPOCA.
    SEU TEXTO ME REPORTOU A ROMA QDO VISITAMOS MTAS RUÍNAS DE LOCAIS ONDE TANTOS FORAM MARTIRIZADOS POR AMOR A CRISTO E SEUS ENSINAMENTOS.
    QQTO AS DEMAIS CULTURAS CITADAS TB GOSTEI PQ SEMPRE ESTAMOS ASSIMILANDO INFORMAçOES NOVAS COM SEU BLOG QUE ESTÁ A CADA DIA MARAVILHOSO.
    VALEU!!!!PARABENS!!!
    QUE STA BARBARA CONTINUE A INTERCEDER JUNTO A DEUS PAI POR TODOS NÓS.

    ResponderExcluir