quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

EGOISMO

Estudando sobre o tema de hoje, egoísmo, achei este artigo e gostei muito, que logo trouxe para compartilhar com todas as minhas seguidoras e ai está o artigo na integra
“Costuma-se pensar e dizer que egoísta é aquele que ama a si mesmo acima de qualquer coisa.
Digo-lhe que é o contrário, o egoísta não pensa em si mesmo e, muito menos, ama-se verdadeiramente. Eu diria, isto sim, que o egoísta é aquele que não aprendeu a amar-se; abandonou-se às suas carências e à satisfação de seus desejos.
Abandonou-se à uma mente que desconhece e que pode manipulá-lo e destruí-lo.
É aquele que busca preencher o grande vazio de não se conhecer, de não olhar-se, de não gostar de si mesmo, dando para si tudo aquilo que pode ocultar e mascarar esse vazio.
Como pode gostar de si mesmo aquele que se entrega ao "ter", acima da descoberta do "ser"?
Ama-se, aquele que se aprisiona no desejo de estar sempre correspondendo às expectativas dos grupos aos quais pertença?
Conhece-se aquele que tudo faz para obter o sucesso, plantado em sua mente sem critérios e sem uma análise pessoal?
Quer o melhor para si, aquele que não questiona sua insatisfação, seu desconforto constante e que não compreende?
Como disse, os egoístas não se amam, não pensam em si mesmos e não se conhecem.
Descobrir o que é essencial para si, requer um olhar diferenciado, porque corajoso e audacioso.
Querer realmente o melhor para si não é egoísmo, porque o melhor não é o que se conhece superficialmente. É tornar-se melhor a cada dia e sendo melhor, poderá fazer o melhor pelos outros. Gostar de si mesmo não é egoísmo, porque só assim poderão gostar realmente daqueles que são seus semelhantes.
Pensar em si, não é egoísmo, é buscar enxergar-se como verdadeiramente é, compreendendo-se nas fraquezas e nas dificuldades, mas acreditando-se forte para superá-las e descobrindo a forma mais adequada para isso. Compreendendo-se, compreenderão aos outros; pensando em si, pensarão nos outros.
Digo-lhes enfim, que é justamente voltando o olhar para si mesmos, com coragem e honestidade, que aprenderão a olhar com verdade para o próximo. Aprendendo a amar-se, enxergando os próprios defeitos, poderão começar a amar o outro. E então estarão todos praticando a caridade consigo mesmos e com os outros. A caridade que é oposta ao egoísmo...”
Só peço ao nosso Deus que livre todas as minhas seguidoras de mentes egoístas!

Um comentário: