domingo, 1 de agosto de 2010

O CAFÉ NOSSO DE CADA DIA...

Bebericar um cafezinho no final da tarde, não tem preço, como adoro esta bebida, quente e feita na hora, o aroma estimula qualquer um! E lendo um artigo sobre o café, achei interessante e logo virou matéria para o bloger! Este produto sempre foi motivo para pesquisa, pois sempre foi visto como estimulante.
Ele foi descoberto na Etiópia, na região de Caffa, quando um pastor chamado Kaldi observou uma de suas cabras com um comportamento muito ativo e animado. Ao investigar, percebeu que a cabra saltitante havia comido algumas frutinhas amarelo-avermelhadas e viu que aqueles grãos servia para o consumo humano.
- O consumo moderado de café (4-6 xícaras por dia) diminui o risco de diabetes tipo 2, pedras na vesícula, câncer no intestino grosso, doença de Parkinson, mal de Alzheimer e reduz a incidência de cirrose em pessoas com doenças crônicas no fígado.Não li qual a amostragem foi utilizada,nesta pesquisa, mas quem sabe não ajuda a prevenir mesmo o diabetes.eu acredito que sim, pois se a pessoa beber aquele cafezinho preto com adoçante, vai enrolando a fome e ai não ingeri as guloseimas que tanto nos faz aumentar de peso.
- O café também melhora as funções cognitivas, a capacidade de concentração, a velocidade de raciocínio e o desempenho em atividades físicas de resistência. Algumas pesquisas sugerem ainda que crianças que tomam café com leite diariamente apresentam uma incidência menor de depressão quando comparadas a crianças que não tomam a mesma mistura.
- Apesar de tantos benefícios, o café não é completamente inocente. Em excesso, ele pode causar indigestão, hipoglicemia, descontrole nos níveis de colesterol, problemas de fertilidade, nervosismo, ansiedade, tremores, aceleração dos batimentos cardíacos e aumento do risco para osteoporose.
- Além disso, café vicia. Pessoas que têm o hábito de tomar quantidades generosas experimentam sintomas de abstinência quando tentam parar de uma vez. Estes sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, desânimo, dificuldade de concentração, irritabilidade e até mesmo depressão. O quadro de abstinência se inicia cerca de 12-24h após a última dose de café e pode se estender por até 10 dias.
Se você adora café que nem eu, aconselho a tomar em doses pequenas, para evitar sobrecarga, outra dica ,ouvindo um amigo medico que também é admirador desta bebida, diz o seguinte se tiver conectores para a cafeína, terá estas complicações acima, mas se não tiver relaxe, mas com moderação, pois esta é a melhor lição da vida!

2 comentários:

  1. Você sabe como dever saborear um café?Se não sabe depois registro aqui como é, afinal aprendi ontem com meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Para tomar o café expresso existe um ritual para seguir, Primeiro bebe um copinho de água mineral com gás, depois toma o café.Quando termina de tomar o café come um pedacinho de chocolate.Então quando for tomar o seu café expresso não se assunte se tudo isso vier acompanhado com o seu cafezinho!!Eu me assuntei com tantas coisas para tomar e comer com o café.
    Mas a vida é uma grande aprendizagem..

    ResponderExcluir