terça-feira, 10 de agosto de 2010

O SIGNIFICADO DAS COISAS....

Hoje me bateu a vontade de fazer alguns questionamentos, sobre o significado das coisas, os filósofos mais antigos,como Sócrates,afirmou que a vida sem reflexão não merece ser vivida, mas depois que tiraram a disciplina Filosofia da grade curricular, dos estudantes brasileiros, alguns deixaram de pensar e não dão importância a coisas pequenas. A vida com reflexão é uma vida enriquecida pelo pensamento acerca das coisas relevantes: valores, objetivos, sociedade, os inimigos da prosperidade humana e os significados da vida. Outro autor que cita sobre o significado das coisas é Antoine de Saint-Exupéry, afirma que:
«O significado das coisas não reside nas próprias coisas, mas na nossa atitude relativamente a elas.»
As crianças são mais curiosas do que os adultos, ou melhor, são mais indagadoras do que nós, já confirmado também, com o mesmo autor(Antoine de Saint-Exupéry ), Somente as crianças sabem aquilo que elas procuram!
Então, acreditamos que as coisas são nomeadas são socializadas e acabam sendo fixadas, o mesmo autor acima nos afirma: O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas.
Charles Chaplin, também definiu a cerca deste tema e disse: O verdadeiro significado das coisas é encontrado ao se dizer as mesmas coisas com outras palavras.
Poucas pessoas têm a idéia do poder do significado de algo. Uma geladeira na Sibéria, onde até no verão o exterior das casas serve para congelar carnes, uma geladeira não tem o menor valor ou significado. Assim como um ventilador no iglu do Alasca não possui a menor serventia.

Existem também os significados internos, ou seja, o significado externo,
O valor que vem de fora, quando guardamos algo que ganhamos, um bichinho de pelúcia,por exemplo, que alguém nos dar, e guardamos, passa a ter significado de atenção, carinho e amor.
Quando ouvimos uma musica, ai como “viajamos” e logo, lembramos de alguém ou de uma situação vivida...

O interessante neste significado de emoções é que pode variar de acordo a energia, e espero que nos seus arquivos íntimos, tenham mais significado de boas lembranças, que tragam alegria, felicidade, por que energia negativa, deve ser deletada, ou mesmo se não tiver como não ter este significado, não valorize,minimize a atenção, é preciso esforço ou até mesmo, aprender a lidar com as coisas e com nossos sentimentos.

Um comentário:

  1. Tenho uma vela guardada aqui que tem um significado especial, quem me deu é uma pessoa cheia de energia, bondosa e tem um coração todo especial.
    Será por que o ser humano é cheio de coisas simbólicas?

    ResponderExcluir