Assistindo a uma programação, ouvi  a atriz no seu texto dizer assim: no final, o que sobra em uma relação é o afeto, como a atriz  é excelente, fiquei com este tema na cabeça. A cena era assim, a filha deslumbrada com o casamento, reclamando do pouco caso que o noivo estava dando ao evento, ela reclamava  e dizia que estava  sustentado o noivado sozinha, e o que ela mais desejava  era o casamento! A mãe preocupada refletiu  com ela, filha, quando passar o glamour da festa, dos brindes, da noite de núpcias o que sobrará para você nesta relação? E solta a frase da inicial, o que sobra em uma relação é o afeto! Mas o que é mesmo afeto? Só me restou a opção de  estudar sobre o tema, relaciona-se com sentimentos de ternura, carinho e simpatia. Nas mais variadas literaturas, afetividade está relacionada aos mais diversos termos: emoção, estados de humor, motivação, sentimento, paixão, atenção, personalidade e  temperamento
Os educadores, como Piaget, relatam que a afetividade é o grande agente motivador da atividade cognitiva,ou seja, energia que move a ação. Esta também, pode ser fortalecida através da convivência, a interação com as partes envolvidas,  tudo leva crer que uma pessoa que se sente querida, o nível de apreensão é maior, portanto podemos perceber quando   a pessoa é afetuosa, quando é amada, querida, admirada,  isto se reverterá  quqndo ela lidar com o outro.
 Como  o afetuoso  tem domínio das emoções, dos sentimentos, ele passará por situações de stress de modo mais equilibrado, portanto caríssimos, procurem adicionar para  suas vidas muito afeto!
 
Será que a pessoa aprende a ser afetuosa?
ResponderExcluirJaci
ResponderExcluirSe uma pessoa receber atenção, carinho, não tem como não aprender e aí sim, fazer esta troca,mas,já nos casos em que as pessoas nao aprendem ou se tornam embrutecidas, com certeza, estáo com transtorno.Sugiro pedir a nossa psicologa uma ajudinha, porque o tema é deveras palpitante!
beijos de Regi