sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A IMPORTANCIA DE SABER RESPIRAR

Muitos cursos, palestras nos ensinam a importância da respiração com técnica, o assunto é por demais interessante e como estou aprendendo aos poucos, no grupo que estou fazendo,chamado meditação para o auto conhecimento. “Esta semana a facilitadora, tornou a falar do ‘músculo da atenção”, é lógico que não existe, mas metaforicamente precisamos chamar assim, pois é preciso saber controlar a mente para poder acalmar nossas células e nos beneficiarmos com a técnica aplicada.
Fazer a meditação é preciso de treino, pois como falei antes é preciso diminuir o ritmo e se sentir, pó partes, no início é difícil, mas após treino vai ficando mais fácil, vale ressaltar, que pode fazer em qualquer lugar, até no trabalho, principalmente quando o agito esta por lá, e ai você dar aquela saidinha estratégica e se protege do stress, e se desliga de tudo!
A técnica da respiração é indicada para cura de vários males, pois restabelece a saúde através da oxigenação de todos as células, sabendo fazer, poderá diminuir reduzir o stress diário, vale ressaltar que a tudo isto deve ser aliado a reeducação alimentar e a prática de exercícios regulares, respirando corretamente, também acelera o mecanismo fisiológico e bioenergético do corpo ou escrevendo de modo mais simples, o ato de cuidar de si próprio é uma das características mais importante dos orientais e ainda bem, que os ocidentais estão aprendendo.
Vale ressaltar, que a técnica de respiração deve está junto com o relaxamento, vamos incorporar estas praticas no nosso dia a dia. Comece percebendo a sua respiração, a intensidade, se o diafragma (músculo que divide o tórax do abdome), veja sua postura, se consegue expandir sua capacidade pulmonar, enchendo os pulmões de ar com calma e inspirando, faça isto por varias vezes( em caso de manutenção repita 12 vezes,em caso de doença mais de 15 vezes mais de 4 vezes ao dia) até conseguir acalmar a sua mente.Quando damos a atenção a nossa respiração, é o ponto principal para o controle até mesmo da dor, caso sinta; a troca de ar é salutar para nossa saúde, pense nisto!
No grupo em que estou matriculada, aprendemos a relaxar a facilitadora nos faz sentir todos os órgãos, intercala a respiração e pede para relaxarmos, só sei dizer que saímos leves e prontos para enfrentar o labor do resto do dia!

Um comentário:

  1. A respiração é muito importante quando se faz um exercício físico. Controlar a respiração com os exercícios de força, traz uma qualidade benéfica para o coração. Todos nós deveriamos aprender a respirar.

    ResponderExcluir