sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UM POUCO DE FISICA QUÂNTICA

Sabendo que lerei livros sobre este tema, decidi primeiro pesquisar,para facilitar a compreensão, então é necessário definir o que é Física Quântica. Ela surgiu na tentativa de explicar a natureza no que tem de menor, as partículas, a formação do nosso planeta, coisas pequenas vistas só em microscópios. Na pesquisa feita li a respeito, algumas copiadas e postadas aqui, para melhor compreensão. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons e fóton, presentes nas coisas que nos rodeiam.
Uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. No mundo em que vivemos, ondas são muito diferentes de objetos. Porém, se tivéssemos o tamanho de átomos, tudo se comportaria como uma onda de vez em quando e como uma partícula outras vezes. Há átomos, como o de Urânio que, do nada, explodem. Nunca sabemos que átomos vão explodir, ou quando, só sabemos que alguns vão e outros não. Aparentemente, nada faz eles explodirem, mas eles explodem. Irritou tanto a Einstein que ele disse sua famosa frase "Deus não joga dados, este por sua vez, é considerado um dos fundadores da física quântica, Albert Einsten, criador da Teoria da Relatividade, foi o primeiro a utilizar a expressão quantum para a constante de Planck E = hv, em uma pesquisa publicada em março de 1905 sobre as conseqüências dos fenômenos fotoelétricos, quando desenvolveu o conceito de fóton. Este termo se relaciona a um evento físico muito comum, a quantização – um elétron passa de uma energia mínima para o nível posterior, se for aquecido, mas jamais passará por estágios intermediários, proibidos para ele, neste caso a energia está quantizada, a partícula realizou um salto energético de um valor para outro. Este conceito é fundamental para se compreender a importância da física quântica.
No dia-a-dia, mesmo sem termos conhecimento sobre a Física Quântica, temos em nossa esfera de consumo muitos de seus resultados concretos, como o aparelho de CD, o controle remoto, os equipamentos hospitalares de ressonância magnética, até mesmo o famoso computador. A Física Quântica envolve conceitos como os de partícula – objeto com uma mínima dimensão de massa, que compõe corpos maiores - e onda – a radiação eletromagnética, invisível para nós, não necessita de um ambiente material para se propagar, e sim do espaço vazio.A conexão da Mecânica Quântica com conceitos como a não-localidade e a causalidade, levou esta disciplina a uma ligação mais profunda com conceitos filosóficos, psicológicos e espirituais. Hoje há uma forte tendência em unir os conceitos quânticos às teorias sobre a Consciência. Físicos como o indiano Amit Goswami se valem dos conceitos da Física moderna para apresentar provas científicas da existência da imortalidade, da reencarnação e da vida após a morte. Professor titular da Universidade de Física de Oregon, Ph.D em física quântica, físico residente no Institute of Noetic Sciences, suas idéias aparecem no filme Quem somos nós? e em obras como A Física da Alma, O Médico Quântico, entre outras. Ele defende a conciliação entre física quântica, espiritualidade, medicina, filosofia e estudos sobre a consciência. Seus livros estão repletos de descrições técnicas, objetivas, científicas, o que tem silenciado seus detratores. Capra, filósofo e teórico de sistemas, revela na atualidade a importância do observador na produção dos fenômenos quânticos e afirma que a consciência do sujeito que examina a trajetória de um elétron vai definir como será seu comportamento e tudo se torna interdependente, mente e matéria, o indivíduo que observa e o objeto sob análise.Em resumo, quando lemos sobre este tema, ou amamos ou odiamos, porque estamos falando de coisas que não vemos, mas para tentar explicar para meus seguidores, ficar mais fácil a compreensão, os átomos na sua pequenez, eles se movimentam e ocupam os espaços vazios, o vácuo,quando um corpo se desintegra joga os átomos para o universo, somos seres formados por eles, já pensou como fica isto se pudéssemos ver? Então imagine feixes de raios saindo de nós, porque também somo seres de luz. Lembra-se da aula de ciências sobre a teoria do big ben, que de uma explosão cósmica surgiu a terra, nada mais que a física quântica na origem do nosso planeta.
Concluimos como somos seres mutantes, que se movimenta e se transforma estamos ao todo tempo modificando a composição do ambiente, só em nosso corpo a luz do microscópio, somos seres com sete camadas de energia, haja luz! Aproveite e seja luz por onde passa....

2 comentários:

  1. A física quântica ficou no segundo grauuuuuuuuu.Ainda bem que o blogger é de tudo um pouco.Recordar é preciso.

    ResponderExcluir
  2. josiane diz
    que informação consistente viu Rege? vc foi longe nessa pesquisa trazendo à luz conhecimentos condensados e importantes, principalmente a relacão exixtente ente fisica quantica e nós seres humanos.
    è preciso portanto refletir e crer na luz que nos ilumina e que deve irradiar a todos por onde passamos. É nossa função e dever.

    ResponderExcluir