quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PARABÉNS ESTUDANTES

Hoje, 11 de agosto é considerado dia do estudante, e me pergunto qual a finalidade de se comemorar e se é que temos motivos para tal ? Não ouvi nada na mídia a respeito, até as escolas por aqui optaram fazer o feriado em outra data, alias, só a escola do meu Edinho eé que fez feriado, pergunto será que não era melhor fazer uma gincana, ou optar por alguma atividade extra classe que estimulassem estes alunos? Hoje também é dia dos advogados, como também o dia da pendura, por que há muitos anos estudantes de direito da cidade de Baurú, comiam de graça em restaurante, próximo a faculdade de direito, e ai já viu, a moda pegou e até hoje fazem esta farra!
A data ao meu ver, além da comemoração, devia ser também para reflexão, não sou da área de educação, mas como mãe e pelo esforço em oferecer ao filho um ensino com qualidade que não é uma tarefa fácil, tudo caro, tenho o direito de escrever sobre este tema!
Pelo que leio e vejo, as escolas publicas são sucateadas, pela lei da responsabilidade fiscal o investimento por lei de 25% do orçamento ainda é pequena, mas já pensou se os políticos não fossem obrigados a fazer este pequeno investimento, estaríamos bem pior!
Foi estipulado cotas para acesso à universidade, bolsas para financiar as mensalidades de cursos nas universidades privadas, não sabemos se estes jovens são bem preparados para juntos acompanhar em pé de igualdade com os não cotistas.
Parabenizo mesmo assim todos os estudantes, aqueles que trabalham durante o dia e ainda tem garra para estudar a noite, aqueles que buscam saber mais, que ainda tem espaços vazios, aqueles anônimos que ensinam e partilham o seu saber!
Só torço para que o próximo governante seja sensível a causa e não perca de vista o investimento na educação, por que o que esperar de um povo sem educação, entregue a sua própria sorte?

Um comentário:

  1. Aqui em MG teve comemoração nas escolas principalmente nas públicas. Sempre no dia do estudante as escolas se organizam para fazer algo para eles.Algumas fazem torneios esportivos, dão lanche alternativos e outras dão oportunidades para os talentos músicais. Acho importante a comemoração dessa data, mas seria interessante abrir espaço para discutir a situação do ensino público na própria escola, ouvir os alunos e principalmente deixa-los descidir temas que queram discutir.

    ResponderExcluir