quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A MAGIA DA CORRESPONDENCIA

Em tempos modernos em que nos comunicamos a cada dia através de e-mails, o tema me levou a uma inquietação, pois, até uns dias atrás, eu ainda fazia cartas; outro dia, recebi um lindo cartão, e ai, novamente bate aquela pergunta, o que aconteceu com a gente que deixamos a escrita de lado? Será a globalização? A internet realmente é uma maravilha, ficamos antenados em tudo em tempo real, mas o sentimento foi deixado de lado, aquela magia das cartas de amor, de amigos, dedicatórias ficou para trás. Ainda bem que possuo meu blogger para poder relatar as minhas idéias, atingir o coração de algum seguidor, pois até agora, creio que só tenho uma fiel seguidora, mas é assim mesmo, meu objetivo, pelo menos agora é me expressar e não ter admiradores........
A escrita se originou por meio de ideogramas, onde os povos primitivos desenhavam, e estes símbolos, chamados desenhos rupestres, evoluíram para as letras; e com o tempo o homem passou a expandir sua mensagem, sua voz, através do som, etc.
Na época do cristianismo, os admiradores de Cristo, durante a perseguição eles desenhavam a figura do peixe, este símbolo identifica que eram cristãos. Hoje as logomarcas delimitam território de cada organização, escolhi a minha marca mesmo sem empresa, “regionline”, pois sempre estou com meus compartimentos abertos para aprender algo a cada dia.
Hoje só posso dar alguns conselhos para reflexões:
_Quando escrever, capriche no título pois é a melhor maneira de capturar o leitor,mas não enrole vá direto ao assunto, prolixidade não fica bem!
_Não crie expectativas se não pode oferecer algo mais, veja seus limites
_A leitura deve ser fácil, com idéias concatenadas, faça introdução e conclua suas idéias nos seu texto, busque a organização na mensagem a ser passada
_Devemos ter a idéia de que escrevemos para outra pessoa ler, portanto procure se explicar mas sem exageros.
_Caso cite algum texto de alguém, identifique o autor
­ ­_Cuidados com os erros de português, não pega bem, peça alguém para corrigir, ou então recorra ao revisor ortográfico
E finalmente mande uma mensagem para alguém em especial, só para certificar que a escrita ainda poderá revelar algo de nobre em nós.

3 comentários:

  1. Era tão bom quando as pessoas escreviam cartas, a espectativa de pegar a carta, abrir e ler era maravilhoso, hoje apesar da modernidade o email não tem esta magia porque geralmente as pessoas só escrevem monossílabas:"oi","tudo bem". Tudo é mais rápido e quando uma pessoa escreve um pouco mais no email a outra nem lê com preguiça. Será que os correios vão a falência com tanta tecnologia? Sem falar nos torpedos que chegam tão rápidos, mas estes daí tem um charme especial.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGA JACI

    MESMO DEFENDENDO AS CARTAS COM TODA SUA MAGIA, CONFESSO, ADORO RECEBER SEUS TORPEDOS!!!!!!!!
    SABER NOTICIAS SUAS, É SINAL DE QUE SE PREOCUPA COMIGO E É ASSIM QUEM AMA CUIDA!

    ResponderExcluir
  3. Torpedos são legais pois chegam na hora e sem aviso por isso tem uma magia especial.

    ResponderExcluir