segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LOMBALGIA E CERVICALGIA

Recebi este estas dicas de uma amiga e como conheço muitas "colunáveis", logo estou postando, para leitura das minhas fieis seguidoras!

Lombalgia = dor nas costas
Cervicalgia = dor nos pescoço
Discos , músculos, ligamentos e mesmo outras estruturas que não fazem parte da coluna podem lhe causar dor.

Doenças que causam dores nas costas:
• Osteoporose
• Hérnias discais
• Tumores
• Postura viciosa
• Obesidade
• Fibromialgia
• Artrose
• Artrite reumatóide (inflamação nas articulações e outros tecidos)
• Gravidez
• Encurtamento dos músculos posteriores das pernas.

Fatores de risco para dor na coluna:
• Obesidade
• Tensão emocional
• Esforços excessivos
• Idade, sexo , raça
• Atividade profissional
Tratamento: medicamentoso

Orientações posturais para quem trabalha sentado:
• Não sentar torto
• Deixar os materiais necessários ao seu redor
• Procurar não torcer(rodar) o tronco ou virar muito o pescoço
• Fazer pausa a cada hora de trabalho de pelo menos 5 minutos
• Alongamentos e relaxamentos

Na hora de dormir:
• Sempre de lados ou de barriga para cima , evitar dormir de bruços

Na pia ou no tanque:
• Colocar uma caixinha para apoiar uma das pernas sobre ela

Para apanhar objetos:
• Para levantar cargas pesadas do chão, separe as pernas , dobre os joelhos, segure o objeto o mais perto possível do corpo e depois levante. Antes de pegar um objeto pesado respire fundo e prenda a respiração.

Sapatos:
• Evite sapatos com saltos acima de 1 a 2 cm e também os pontudos

Exercícios para aliviar as dores lombares:
Deitar de costas, dobrar as pernas e apoiar os pés no chão. Puxar o ar pelo nariz enchendo a barriga e soltar pela boca.
Deitar de costas , com as mãos apoiadas no chão ao lado do corpo. Dobrar as pernas e trazê-las para junto do corpo e depois voltar para a posição inicial , lembrando sempre que durante o exercício deve respirar.
Deitar de costas com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão. Apoiar as mãos sobre os joelhos. Puxar ar pelo nariz e levantar a cabeça e os ombros, deslizando as mãos sobre os joelhos. Voltar as mãos sobre os joelhos . Soltar o ar descendo o corpo.
Deitar de costas com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão. Apoiar a mão direita no joelho esquerdo. Puxar o ar pelo nariz e levantar o corpo nesta direção. Soltar o ar.
Cervicalgia

O que é Cervicalgia?
Quando a sede da discopatia é postero-lateral, a protrusão ocorre na parte postero-lateral do canal vertebral, produzindo cervicalgia por irradiação do plexo sensitivo raquidiano e braquialgia pelo contato com a raiz.A cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma, alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular). Melhora nitidamente com o repouso e exacerba-se com a movimentação. Também exacerba com o aumento da pressão liquórica e compressão das apófises espinhosas. Com freqüência, há espasmos musculares e pontos gatilho.Sintomas e sinaisOs fenômenos sensitivos mais comuns residem sobretudo em irradiação da cervicalgia para o membro inferior e para o tórax. Freqüentemente o paciente refere parestesias nos mesmos territórios. Os fenômenos motores residem em paresias, poucas vezes paralisias e alterações dos reflexos.Dor no pescoço, pescoço rígido, torcicolo, sensibilidade na nuca, incapacidade de rodar a cabeça.Causas da CervicalgiaStress ocupacional, carregar bolsas pesadas, sono em posição não confortável, paciente acorda e tem um mau jeito, stress psicológico, sentar em cadeira com braços elevados, alterações oclusais(mordida), bruxismo noturno.Diagnóstico e examesO diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada


Principais motivos causadores de dores no pescoço (Cervicalgia)
Seu pescoço, também chamada de coluna cervical, começa na base do crânio e contém sete pequenas vértebras.
Incrivelmente, a coluna cervical suporta todo o peso de sua cabeça, que é, em média, cerca de 12 quilos. Embora a coluna cervical possa mover a cabeça em quase todas as direções, esta flexibilidade faz com que o pescoço se torna sensível à dor e lesão.
O pescoço esta suscetível a lesão é devido em parte à biomecânica. Fatores que afetam a cervical incluir prolongado tempo, sentado, movimentos repetitivos, acidentes, quedas e pancadas no corpo ou na cabeça, envelhecimento normal, e desgaste. Cervicalgia pode ter uma variedade de causas.
Aqui estão algumas das mais típicas que provoca dor de pescoço:
Lesões e Acidentes
Uma súbita rotação forçada da cabeça ou pescoço, em qualquer direção e os consequentes “rebote” na direção oposta é conhecida como lesão de chicote. A súbita “chicotada” movimento Lesões e apoiar os tecidos ao redor do pescoço e cabeça. Músculos reagem apertando e contraindo, a criação de fadiga muscular, que pode resultar em dor e rigidez.
Lesão de chicote grave também podem ser associados com alterações na biomecânica das vértebras cervicais, discos, ligamentos, músculos e raízes nervosas.
Acidentes de carro são a causa mais comum da lesão do chicote.
Doenças degenerativas tais como osteoartrite, estenose espinhal e doenças afetam diretamente a coluna.
Artrose provoca deterioração progressiva da cartilagem. O organismo reage formando osteofitos (bico de papagaio).
Estenose do canal vertebral, causando redução do canal por onde passam as raízes nervosas, comprimindo-as.
Estenose pode causar dores no pescoço, ombro, braço e dor, como dormência, esses nervos são incapazes de funcionar corretamente.
Doença degenerativa do disco intervertebral pode causar redução da elasticidade e da altura dos discos. Ao longo do tempo, um disco pode inchar ou hérnia, causando formigamento, dormência, dor e que atinge o braço dedos.
Cotidiano
Má postura, obesidade, músculos abdominais fracos e muitas vezes desordens articulares, compensações de equilíbrio.
O stress e a tensão emocional podem causar enrijecimento nos músculos do pescoço resultando em dor e rigidez.
A Postura stressante pode contribuir para dor crônica no pescoço com sintomas, que prorroga para a parte superior das costas e dos braços.
Quiropraxia e cervicalgia
Durante sua visita a um quiropraxista, ele vai realizar exames para localizar a fonte de sua dor e vai fazer várias perguntas sobre o seus sintomas e o que você fez para amenizar a dor, Por exemplo:
Quando é que a dor começar?
O que você fez para o seu pescoço doer?
A dor irradia para outras partes do seu corpo?
O que reduzir a dor ou torná-lo pior?
O seu quiropraxista também irá fazer exames físicos e neurológicos. No exame físico, o quiropraxista vai observar sua postura, amplitude de movimento e condição física, notando movimento que provoca dor. Irá sentir sua coluna, observar a sua curvatura e alinhamento, espasmo muscular. Uma verificação de seu ombro, se o espaço também está em ordem. Durante o exame neurológico, irá testar seus reflexos, força muscular, outras alterações nervosas e dores irradiadas.
Em alguns casos, o quiropraxista poderia no fim dos testes para ajudar a diagnosticar a sua condição solicitar raios-X que pode mostrar redução do espaço do disco, fraturas, ossos osteófitos, ou artrite. A tomografia computadorizada (TC) ou uma ressonância nuclear magnética (RNM) pode mostrar abaulamento discais e Hérnias. o quiropraxista pode encomendar um teste especial chamado eletro miografia (EMG) para medir a rapidez com que seus nervos respondem.
Os Quiropráxistas são conservadores nos cuidados com o pacientes, o seu âmbito de prática não inclui o uso de medicamentos ou cirurgia. Se o seu quiropraxista diagnosticar uma condição, tais como uma fratura do pescoço ou uma indicação de uma doença orgânica, ele ou ela irá encaminhá-lo a outro especialista.
Pescoço AjustesUm ajuste no pescoço (também conhecida como uma manipulação cervical), é preciso um procedimento aplicado para as articulações do pescoço, geralmente com as mãos. O ajustamento melhorar a mobilidade da coluna e restabelece a amplitude de movimento, mas também pode aumentar o movimento de músculos adjacentes. Os pacientes tipicamente melhora a capacidade de inclinar a cabeça, e a redução da dor, e rigidez.
Naturalmente, o quiropraxista irá desenvolver um programa de cuidados que podem combinar com mais de um tipo de tratamento, dependendo de suas necessidades pessoais. Além de manipulação, o plano de tratamento pode incluir a mobilização, exercícios, ou de qualquer outra coisa.

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto. Parabéns por postar um assunto tão importante e que afeta muitas pessoas.Sabia que existe exercícios específicos para o fortalecimento de cada região da nossa coluna e que se fortalecessemos não sentiriamos tantas dores?
    Gostei muito do assunto.

    ResponderExcluir
  2. jaci amiga

    chegou a sua hora de me ensinar estes exercícios para a minha coluna. Como sabe trabalho muito e tem momentos que de tanto esforço, chega arder.Sugiro que venha até Salvador na semana de saco cheio avaliar a minha coluna e quem sabe sua amiga Josiane, também nao recebe uma avaliação sua? Tudo é possível!

    ResponderExcluir
  3. POXA, MORO TÃO LONGE QUE ATÉ CHEGAR AI E ME RECUPERAR DA VIAGEM A SEMANA DO SACO CHEIO FICARÁ VAZIAAAAAAAAAAAA. OBRIGADA PELO CONVITE, SUA CASA É CHEIA DE AMOR E QUEM SABE EM OUTRA OPORTUNIDADE APAREÇO. QUANTO AS SUAS DORES SERIA INTERESSANTE BUSCAR AJUDA.

    ResponderExcluir