quinta-feira, 9 de junho de 2011

QUEM FOI TEILHARD DE CHARDIM?

Foi um francês, padre jesuíta, teólogo, filosofo, e palentólogo que teve uma visão integradora entre a ciência e a teologia.
Foi através de seus pensamentos , de suas obras que ele tentou reconciliar a ciência e teologia. Foi criado por família católica, viveu na época das reformas liberais, e como pensador não foi aceito com suas idéias evolucionistas pela igreja.
A sua obra mais conhecida: O Fenômeno Humano, vários teólogos ensinaram , e não foi autorizado a sua publicação pela igreja católica. Foi bastante reprimido a sua obra, mas mesmo assim foi divulgada e editada várias vezes.
Defendia a necessidade de se ter uma metacristianismo, que contribuísse para a sobrevivência do planeta e da humanidade.
Segundo Chardim, aterra seria composta de varias camadas esféricas, abaixo discriminadas:
Barisfera: núcleo metálico terrestre
Litosfera: camada de rochas
Hidrosfera: camada de água
Atmosfera: camada de ar
Biosfera: esfera da vida
Noosfera: esfera do pensamento ou espírito humano
Cristofera ou esfera do fenômeno cristão
No cerne da questão está a visão filosófica dele a respeito da evolução de todo o universo, dos caos primordial até despertar da consciência humana sobre a Terra. E que Deus e o Universo mantém uma criativa e dinâmica relação de progressiva da evolução.
Fato é que queridas seguidoras, que não nos cabe julgar o pensamento deste filósofo com idéias tão avançadas para o seu tempo, só posso afirmar que ao ler algo sobre ele, só afirmo que estamos abrindo mais um portal para novos conhecimento e que existe uma força que age em cima da matéria, e esta é energia parada!

Um comentário:

  1. Gostei do texto, pois não conhecia o filosofo e é sempre bom acrescentar nossos conhecimentos.Valeu
    Pequi pensante.

    ResponderExcluir