segunda-feira, 6 de junho de 2011

A INTERNET É UM REFLEXO DA SOCIEDADE

A frase do título deste artigo postado aqui hoje pertence ao diretor da SAFERNET
(espécie de delegacia virtual para lidar com assuntos de violência vistas na net), Thiago Tavares, onde ele deu uma entrevista em um jornal baiano local e fez uma avaliação dos direitos humanos violados na net.
Informa que no Orkut,responde por mais de 20 mil crimes sexuais contra crianças e adultos só no Brasil, eu pergunto as minhas seguidoras e onde será que estão os pais destes jovens?
Já o twitter tem crescido nos últimos anos com manifestações de ódio. O Facebook é uma rede mais fechada, em que o usuário navega dentro de rede por seus amigos; mas de um modo geral as manifestações nas redes sociais são públicas.
Há um nível de superexposição altíssimo, acompanhada por uma imaturidade cibernética muito grande, afirma na reportagem o diretor da Safernet.
A Policia Federal prendeu 98 agressores desde 2005, só que o número de crimes ainda é maior do que o de condenações. Vale lembrar que até 2008,não tínhamos lei específica que criminalizasse a posse de pornografia infanto juvenil.
Existem outros tipos de crime no espaço cibernético como: cyberbulling, sexting(produção de conteúdo erótico pelos próprios adolescentes), assédio pelos próprios adolescentes, assédio, aliciamento.
O diretor afirma que estão fazendo educativos nas escolas,mais só isto é muito pouco,pois a internet é um espaço público, cabe aos pais monitorar os seus filhos e os adultos desajuizados,lembrar que se publicar algo na net, apenas no Brasil 79 milhões de usuários vão ver seu conteúdo, fotos, etc,portanto, vamos estimular uma campanha para que as pessoas quando publicarem algo, lembrar que isto não será privado!
Em 2008 a Safernet afirmou um Termo de Ajuntamento de conduta com o Google para remover conteúdo criminoso do Orkut, já foi removido mais de 100 mil páginas! Caso seja testemunha de alguma cena de violência, pode também denunciar: contato@safernet.org.br
Enquanto isto não chega, vamos cuidadosamente desfrutar do nosso crescimento com belas postagens educativas.

Um comentário:

  1. São os jovens modernos que precisam se mostrar perante ao mundo virtual e ai complica tudo.Precisamos mesmo postar coisas educativas nestes espaços que viajam pelo mundo. Usar a net para coisas saudáveis. Adorei o contato para denunciar, vou divulgar.

    ResponderExcluir