domingo, 12 de junho de 2011

ALCOOLISMO

O alcoolismo é uma doença progressiva, não é um problema moral, é uma doença incurável e fatal para aquele que não parar de beber.
A pessoa que vence o alcoolismo continua sendo alcoólatra, pois nunca mais deverá ingerir ou experimentar qualquer coisa que contenha álcool, inclusive medicamentos.
É difícil não ver a pessoa alcoolista como sendo um safado,quando sóbrio, é uma pessoa diferente, aí ela é invadida par um grande sentimento diretivo, de desgosto, arrependimento, solidão, de desespero.
Ele vê que sua vida está sendo destruída lentamente, faz a promessa de não beber mais, mas não cumpri.
A afetação e a ruína familiar, social são vistos e sentidos por ele, que começa a se sentir um marginal para conta das criticas, das agressões verbais ou silenciosas, por conta da solidão.
Surgem os problemas mais severos, dificuldade no trabalho, comprometimento da saúde, tanto física e mental, até a loucura e a morte prematura.
É comum não considerar o alcoólatra um doente pelo fato de entender como doente somente a pessoa enferma, acamada, indisposta, inapta, com dores, etc.
A respeito do doente, sentimos piedade, mas no caso do alcoólatra sentimos aversão, repúdio ou raiva.
Pelo fato do alcoólatra não tem controle do quando bebe, ele acaba se achando um fraco, um incompetente um zero à esquerda, por essa razão ele não procura ajuda.
O alcoolismo existe em todas as classes sócias, independente da etnia, do grau de escolaridade ou política.
O nosso governo arrecada um valor enorme através dos impostos cobrados nas vendas de bebidas, por tanto não existe empenho em restringir ou acabar com as passagens ou vendas de bebidas.
Existe também os valores culturais,quando dizem em determinado círculos que o homem para ser homem tem que beber, ou condicionar a ingestão de bebida porque é sexta feira, ou está fazendo frio, ou calor.
O alcoolismo não traz problemas só para aquele que bebe, nos traz problemas só para aquele que bebe, mas colabora para darmos sua família e com grande repercussão na sociedade. Haja vista quantos aos acidentes, de todos aos gêneros acontecem com envolvimento de alcoolistas ou alcoólatras.
Quantas mortes em comum ocorrer também por causa do álcool, sem falar à irritação que essas pessoas provocam em toda a família tirado o equilíbrio, a harmonia, rouba-na a paz provoca decepções por causa dos compromissos não cumpridas, do comportamento inadequado, da aparência decadente, da falta de sucesso no trabalho, insegurança financeira falta de higiene quando embriagado, agressões físicas e verbais.
Enfim os familiares se sentem infelizes, impotente doente de uma pessoa embriagada se fala que o alcoólatra muitas vezes transfere a culpa por ele bebem para os outros.
É comum nos lares os familiares se sentirem com remorsos, ou culpados desta situação, aí não dialogam.
Quando é o filho, os pais acreditam que não o educaram bem, que falharam de alguma forma, se sente constrangimentos de algum jeito e também não conversam com ele sobre o assunto.
É preciso buscar orientações, os familiares devem aumentam seus conhecimentos, ficar só na pratica não resolve.

2 comentários:

  1. É muito triste o alcoolismo. Quem tem na familia um alcolatra convive com uma situação muito complicada. A pessoa para ser tratada tem que querer depois sim a familia é a principal acolhedora.Por que será que a lei que proibe vender bebidas alcolatras para adolescentes muitas vezes não é eficaz?

    ResponderExcluir
  2. Regi
    Quanto mais voce ensina mais pessoas poderão se tratar.Que bom
    Dedel

    ResponderExcluir