sábado, 25 de junho de 2011

CIGANOS, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA!

Conta-se a historia do Brasil que em 1574, chegaram dois grandes grupos de ciganos e aqui na Bahia ocuparam o bairro de Santo Antonio da Mouraria, em Salvador. O Ministério da Cultura e o IBGE estimam que existem 800 mil ciganos em todo o território nacional.
Como a população cigana está indo à luta para deixar a condição de invisibilidade social, eles foram para o Vaticano.Cerca de 2 mil ciganos foram recebidos pelo papa Bento Xvi,no dia 11 de junho do corrente ano. Este movimento foi pela passagem do martírio e morte do beato cigano Ceferino Malla,há 75 anos atrás . E hoje eles continuam lutando para que sejam reconhecidos e respeitados.
No passado, eram considerados nômades, pois migravam de um lugar a outro, e ganhavam a vida com o comércio informal.
Adotavam habitantes diferentes, como colocam ouro nos dentes, as mulheres costumam usar saias e vestidos rodados, cheios de brilhos, e isto faz com que nós os gadjôs ( não ciganos), se afastem, com isto passa a idéia de exclusão e preconceito.
Atualmente, a situação de muitos está melhor por conta do padrão econômico bem estruturado, sabem fazer bons negócios com especulação imobiliária e empréstimos de dinheiro, e muitos investem na educação de seus filhos.
A presidência da República instituiu o Dia Nacional dos Ciganos, comemorado em 24 de maio, mesma data que se homenageia a padroeira Santa Sara Kali.
Eles se empenham para manter as tradições, se não cuidarem de sua cultura não conseguiram preservá-la.Espero que eles sejam fortes em sua luta e que o governo adote uma política de proteção para eles.

2 comentários:

  1. A cultura dos Ciganos deve ser muito bonita.Quase não vimos falarem sobre eles. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. oi
    muito interessante estas informações sobre os ciganos, um povo nõmade que pouco conhecimento temos, gostei muito pois sempre é bom adquirirmos conhecimento e cultura, além do apoio que o PAPA ofereceu.
    continue pesquisando e informando aos seus seguidores fiéis.

    ResponderExcluir