sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A OBEDIÊNCIA É O CONSENTIMENTO DA RAZÃO, A RESIGNAÇÃO É O CONSENTIMENTO DO CORAÇÃO!

Lendo artigo sobre a subserviência, diz que quando uma pessoa se comporta pode esconder falta de iniciativa, ou complexo de inferioridade, ou uma imaturidade de personalidade.
Retirei deste mesmo texto que obedecer não é negar a vontade e o sentimento, mas exercitar o próprio poder de escolha para cooperar com os outros na produção de algo maior e melhor do que aquilo que se faria sozinho.
O obediente deve ter uma postura interna, racional, lógica, compreensiva e a mais consciente possível.
O servilismo tem origem muitas vezes está na infância quando os pais instigam o medo e a ameaça em como forma de obter obediência dos filhos, vale ressaltar que é um propósito cômodo, mas não é uma tarefa de educar.
Um adulto forçado a obedecer aos outros desenvolve uma postura de anulação das próprias metas, pois substitui sua independência pela vontade alheia. Muitos podem até desenvolver neuroses por autoridade, satisfazendo suas necessidades sádicas, pois aquele que vive sujeitando-se a ordens vive numa atmosfera intima com sensação de não ter agradado suficiente, por isto obedece buscando ser agradável.
È importante que os pais coloquem limites em seus filhos para evitar a ilusão de que tudo podem ter e que jamais encontrará obstáculos e dificuldades para alcançar as coisas.
No referido artigo diz também que a obediência é o consentimento da razão, e a resignação é o consentimento do coração...Quem consente alguma coisa que se faça ou não, consente por conveniência a sua maneira de pensar e agir. Já a resignação envolve sentimentos e ai a pessoa passará seu direito em favor de alguém.
Fato é que queridas leitoras a obediência e a resignação são duas virtudes que precisamos aprender o significado, pois servir por obrigação em agradar é problema e ai sim poderemos deixar de evoluir

3 comentários:

  1. Um tema interessante.Mas se servimos por obrigação é um problema isso que dizer que devemos seguir sempre o que achamos certo? e se o que achamos certo não for o correto?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JACI

    RESPONDENDO O SEU COMENTARIO, SEJA LÁ QUAL FOR A SUA ATITUDE, OU MELHOR O CAMINHO A SER SEGUIDO, ERRADO OU NÃO, O IMPORTANTE É QUE A DECISSÃO SEJA SUA, QUE REFLITA,QUE A VONTADE DE FAZER ALGO SEJA UMA AÇÃO MOVIDA POR SUA RAZÃO E QUE O RESULTADO TE DEIXE FELIZ!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ
    BELA COMPARAÇAÕ DESCRITA POR VC SOBRE ESTAS DUAS VIRTUDES.
    DE FATO SABER OBEDECER COM CONSCIENCIA É UMA ATO DE RAZÃO TAL COMO CRISTO EM TUDO OBEDECEU POR AMOR E DISCIPLINA AOS PLANOS DO PAI POR AMOR A TODOS NÓS SEUS FILHOS. JÁ A RESIGNAÇÃO TEM TUDO A VER COM O DOM DA FORTALEZA EM NOSSO INTERIOR, NÃO SIGINIFICANDO SUBMISSÃO OU PASSIVIDADE DIANTE DOS FATOS, MAS UM RESIGNAR-SE EM CRISTO, QUE É PLENO DE TODOS OS DONS, BUSCANDO UM NOVO SENTIDO PARA A VIDA, RESIGNIFICANDO SEUS VALORES, SUA CONDUTA, POIS SÓ JESUS É CAPAZ DE NOS CONCEDER TAIS VIRTUDES.
    ADOREi!!!!

    ResponderExcluir