Lendo um livro com grandes ensinamentos cujo título é ABC do Espiritismo do autor Victor Ribas Carneiro que apresenta diversos temas para deixar minha inspiração rolar solta e como sempre poder compartilhar com minhas seguidoras e quem sabe expandir os conhecimentos das mesmas. E hoje escolhi o tema sobre Alan Kardec.
Allan Kardec nasceu em 03 de Outubro de 1804 em Lyon, França, no seio de uma antiga família de magistrados e advogados. Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdum, Suíça, tornou-se um de seus discípulos mais eminentes.
Dentre suas inúmeras obras de educação, podemos citar: "Plano proposto para a melhoria da instrução pública" (1828); "Curso prático e teórico de aritmética (Segundo o método de Pestalozzi)", para uso dos professores primários e mães de família (1829); "Gramática Francesa Clássica" (1831); "Programa de cursos usuais de química, física, astronomia, fisiologia"(LYCÉE POLYMATIQUE); "Ditado normal dos exames da Prefeitura e da Sorbonne", acompanhado de "Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas (1849).
Por volta de 1855, desde que duvidou das manifestações dos Espíritos, Allan Kardec entregou-se a observações perseverantes sobre esse fenômeno, e, se empenhou principalmente em deduzir-lhe as conseqüências filosóficas.
Nele entreviu, desde o início, o princípio de novas leis naturais; as que regem as relações do mundo visível e do mundo invisível; reconheceu na ação deste último uma das forças da Natureza, cujo conhecimento deveria lançar luz sobre uma multidão de problemas reputados insolúveis, e compreendeu-lhe a importância do ponto de vista religioso.
As suas principais obras espíritas são: "O Livro dos Espíritos", para a parte filosófica, e cuja primeira edição surgiu em 18 de Abril de 1857; "O Livro dos Médiuns", para a parte experimental e científica (Janeiro de 1861); "O Evangelho Segundo o Espiritismo", para a parte moral (Abril de 1864); "O Céu e o Inferno", ou "A Justiça de Deus segundo o Espiritismo" (Agosto de 1865); "A Gênese, os Milagres e as Predições (Janeiro de 1868); "A Revista Espírita", jornal de estudos psicológicos.
Allan Kardec fundou em Paris, a 1º de Abril de 1858, a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, sob o nome de "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas".
Casado com Amélie Gabrielle Boudet, não teve filhos.
Trabalhador infatigável, desencarnou no dia 31 de março de 1869, em Paris, da maneira como sempre viveu: trabalhando. ("Obras Póstumas", Biografia de Allan Kardec, edição IDE)
Seria muito bom se antes de sermos batizados a gente conhecesse todas as outras religiôes ai sim poderíamos fazer uma escolha mais sabia de qual religião seguir.Nunca li sobre Alan Kardec e nunca foi estimulada a ler.
ResponderExcluirOLÁ
ResponderExcluirÓTIMA INFORMAÇÃO SOBRE ESTE GANDE HOMEM ESTUDIOSO E ATÉ MESMO FILOSOFO.
AGORA SEGUNDO A IGREJA CATÓLICA SÓ EXISTE UM EVANGELHO QUE É O DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E TODOS SEM DISTINÇÃO DE RELIGIOSIDADE OU DE FÉ DEVEM SEGUIR TAIS ENSINAMENTOS ALI CONTIDOS.
POR FALAR NA SUÍÇA DE FATO LÁ PREDOMINA O PROTESTANTISMO E SUAS IGREJAS SÃO PAARECIDAS AS CATÓLICAS, COM A DIFERENÇA QUE TODO ESPAÇO É VAZIO E SÓ TEM AS CADEIRAS E BANCOS PARA A ASSEMBLÉIA; ALÉM DISSO NA ENTRADA EXTERNA DA IGREJA PRINCIPAL TEM ESCULTURAS BELAS DEMONSTRANDO O PARAÍSO E O INFERNO.
BEM O QUE VALE MESMO É PRATICARMOS A NOSSA FÉ E EXERCER A CARIDADE ENQUANTO PEREGRINAMOS NESSE MUNDO TÃO EFEMERO.
VALEU.