quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ODOIÁ YEMANJÁ

Movida por forte energia, hoje cedo, dia 2 de fevereiro, fui lá conferir, no largo do Rio Vermelho, ou melhor, saudar, o mesmo que Odoiá. Peguei uma longa fila, só para ver os presentes doados à mãe Yemanjá,e levar o meu é claro, enquanto isto, muitos armam suas tendas nas areias e o que se ver são verdadeiros terreiros ao céu aberto, ressoam os atabaques, ritmando os cânticos sagrados, desfilam todas as linhas da Umbanda e Candomblé, de várias cidades do interior baiano.As saudações são feitas enquanto não acontece a procissão marítima em homenagem a rainha das águas, que na verdade é a entrega dos presentes, arrumados em centenas de balaios. Estes presentes são deixados no caramanchão, armado ao lado da Casa do Peso,que também tem um lindo santuário com a imagem dela,esta casa é assim chamada por ser aonde os pescadores levam o peixe para ser pesado. E uma verdadeira multidão fica na fila, sem reclamar, a fim de entregar seu presente, enquanto milhares de turistas apreciam os ritos de fé, outras pessoas aproveitam para vender flores, camisas, alfazemas, chapéus,colares,etc tudo isto vai se misturando com os vendedores de cerveja e refirgerante nas caixas de isopor. O lado profano da festa acontece no meio desta muvuca, tem barracas, palco para shows, com batuques, fanfarras, até o trio do Psirico apareceu, espaços para festas privadas regadas a feijoada e bandas.
Chega, enfim, o grande momento. A mãe e as filhas-de-santo, marinheiros e pescadores saem com os balaios repletos de oferendas, rumo ao barco que vai levá-lo à Rainha do Mar. E logo parte a procissão dos saveiros e outras embarcações. Num determinado ponto, em lugar bem fundo, o balaio é depositado sobre as águas. Se o presente não afundar, é sinal de que não foi aceito por Yemanjá. Mas ela sempre aceita, bondosa e compassiva, sendo muito difícil que um presente para Janaína fique boiando sobre as ondas, também chamada de Janaina para os espiritualistas, e nossa senhora da Conceição para os católicos...
Ante a expectativa geral, os barcos regressam, com a alegre notícia de que a deusa recebeu de bom grado as oferendas. Os atabaques ressoam mais festivos. Os cânticos se elevam com mais exaltação e alegria. Iemanjá está em paz com seus filhos e propiciará que todos os desejos sejam realizados.

YEMANJÁ é considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. No Brasil, é muito venerada, é representada como uma sereia de longos cabelos pretos.
Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.
Sua cor é a branca com azul.
0 tipo psicológico dos filhos de YEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).
As filhas de YEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros.
À deusa das águas recorrem às mulheres que não conseguem engravidar.
Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual.
Qualidades, aliás, de todas as suas filhas, que se revelam excelentes como donas de casa, educadoras e mães. Não perdoam facilmente, quando ofendidas.
São possessivas e muito ciumentas. Embora se mostrem tranqüilas a maioria do tempo, podem se tornar verdadeiras feras quando perdem a paciência.
Mais do que isso, não perdoam ofensas com facilidade. Intrometem-se tanto na vida dos familiares que chegam a sufocar, mas a intenção é sempre das melhores.

YEMANJÁ, por presidir a formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em todos os rituais, especialmente o BORI ( quando o filho de santo faz a sua cabeça, ou seja, a mãe de santo confirma a mediunidade da pessoa, e passa a ser sua filha de santo.)
Fato é que muita energia positiva é despreendida, pedidos pela paz, amorosidade são jogados no universo neste dia, e ver um povo tão sofrido, com tanta fé, não deixa de ser um grande espetáculo que merece todo nosso respeito. Odoiá minha mãe olhai por todos nós e continue nos amparando!

3 comentários:

  1. Deve ser uma festa muito bonita, a fé do povo deve emocionar.Só questiono o seguinte pra que tanto presente?Ela não ficaria mais feliz se o povo revertece o dinheiro dos presentes para as pessoas carentes?Afinal para que a Yemanjá que tanta coisa se não são todos que podem admirar a beleza dela?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JC

    PENSOU,PENSOU E ME DEIXOU DIVERSOS QUESTIONAMENTOS...
    ANALISANDO TODA A QUESTÃO, A BAHIA É UMA TERRA MÍSTICA, QUE A HERANÇA CULTURAL É FORTE, SEM FALAR NA DIVERSIDADE RELIGIOSIDADE QUE TEMOS E COM ELA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
    OUTRO DETALHE IMPORTANTE QUE FÉ É UMA COISA E CARIDADE É OUTRA. TEMOS A PRÁTICA DE FAZER CARIDADE, DOAMOS ALIMENTOS, ROUPAS, PRODUTOS DE HIGIENE, ENTREGAMOS AS NOTAS FISCAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES. SOMOS ATÉ ELEITAS COMO MADRINHA DE ALGUM ÓRGÃO A FIM DE QUE AS CRIANÇAS SEJAM ESCOLHIDAS E RECEBAM PRESENTES EM DATAS ESPECIAIS, MAS TEM UMA ANALISE MAIS PROFUNDA DISTO, QUANDO FAZEMOS CARIDADE, SÓ TEMOS OS SENTIMENTOS DE SOLIDARIEDADE! QUANDO EXERCEMOS A FÉ VIVENCIAMOS SENTIMENTOS DE PROTEÇÃO, ALGO DIVINO QUE SÓ PODE SER MENSURADO POR AQUELE AGRACIADO E TÊM OS ORIXÁS COMO GUIAS!
    OUTRA COISA IMPORTANTE, A MAIORIA DAS PESSOAS QUE ENFRENTA AS FILAS PARA DOAR ALGO A YEMANJÁ É CARENTE,MAS CHEIA DE AMOR PELA MAE DÁGUA E COMO SÃO FAVORECIDOS, AGRADECEM COM ALGUM MIMO.
    FELIZES SÃO AQUELES QUE TEM FÉ, ACREDITAM NA ENERGIA DIVINA, SE MANIFESTAM; OLHA É É MUITA GENTE! AQUELES QUE NÃO ACREDITAM SÃO CONSIDERADOS PESSOAS POBRES DE ESPÍRITO,NADA VEJO, MAS TENHO FÉ E VOU SUGANDO DA ENERGIA DEIXADA NO COSMO
    PORTANTO CARA AMIGA, AQUI É ASSIM CARIDADE SE FAZ FORA DO TERREIRO, E ENTREGAR ROSAS E OUTRAS COISAS A YEMANJÁ É EM SINAL DE AGRADECIMENTO, POIS OS ADEPTOS PUDERAM E TIVERAM A PERMISSÃO EM FAZER CARIDADE O ANO TODO

    ResponderExcluir
  3. OLÁ
    BONITO DE SE VER E ADMIRAR A FÉ E A MANIFESTAÇÃO DE NOSSO POVO TÃO SOFRIDO, QUE AINDA HJ TRAZ NO CORAÇÃO OS LAMENTOS E GEMIDOS DOS SOFRIMENTOS DOS ANTEPASSADOS.
    PARA NÓS CATÓLICOS DIA 2 É DIA DE NOSSA SRA DA LUZ, DAS CANDEIAS E NO RIO CANDELÁARIA.
    A FESTA ACONTECE NA PRAIA NA CABANA DOS PESCADORES COM UMA ALVORADA SEGUIDA DE MISSA AS CINCO DA MANHÃ E DEPOIS EM PROCISSÃO MARTIMA A IMAGEM DA SANTA É LEVADA PRA ALTO MAR E NÓS CONTINUAMOS NA AREIA A ESPERAR E QDO ACONTECE SEU RETORNO MTA EMOÇÃO E AÍ LEVAMOS A IMAGEM EM PROCISSÃO ATÉ SUA IGREJA.
    BOM MESMO É A FÉ E A CRENÇA DE TODOS NÓS QUE VAMOS NOS FORTALECENDO A CADA DIA EM NOSSA VIDA.

    ResponderExcluir