sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

AS TRÊS PENEIRAS

As Três Peneiras de Sócrates
Assistindo um palestra sobre a necessidade de evoluirmos sem cessar, obtendo conhecimento da verdade como forma de libertação, tive o prazer de ouvir esta lição de vida, feito pelo filósofo Socrates, que viveu há 470 ac, em Atenas,grande pensador, deixou ensinamentos importantes que são tão contemporâneos, que resolvi postar na integra para poder compartilhar com minhas seguidoras, ai abaixo:

“Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.
Portanto queridas seguidoras só posso pedir ao nosso pai que cheguem ao convívio de vocês pessoas que utilizem “ as peneiras”

Um comentário:

  1. olá
    excelente informação sobre o grande filosofo SÓCRATES, além desses conceitos maravilhosos das tres peneiras e que de fato possamos mesmo com a nossa pequenez construir um mundo baseado nesses ensinamentos filosóficos mas verdadaeiros, onde as pessoas busquem estes elementos para sua vida e dos iramãos, favorecendo assim para um mundo mais justo e fraterno.
    valeu, adorei...

    ResponderExcluir