Existem pessoas que vivem no passado, ou seja, não crescem no presente e sofrem por algum erro, ou situação vivida em outrora, adoram falar do passado, fatos do presente são relevantes. Muitos  não tem  o senso crítico e vestem a capa da culpa desde cedo.
Certas religiões utilizam a culpa para explorar a submissão de seus fieis, usam o nome de Deus como mecanismo de punição, e muitos crescem, ficam maiores de idade  tementes a ele.
A meu ver,  Deus não pune ninguém, se ele é pai amoroso, as pessoas é que se autopenalizam.
No nosso cotidiano podemos ver as relações familiares, pois são induzidos a culpa, por exemplo, se o filho não for bem nos estudos, os pais dizem, filho você me mata do coração! Culpar não é um método educativo, nem  ajuda o crescimento,  apenas é  um meio de induzir as pessoas a não se responsabilizar por seus atos e atitudes.
Quando nascemos são dadas oportunidades de evoluirmos com possibilidades de acertos e erros, precisamos apenas aprender  as coisas, repetirmos se errarmos, mas ficar no passado remoendo é atraso na evolução, nem tão pouco vivermos de arrependimentos.  È preciso apenas não cair no perfeccionismo, pois esta atitude eleva a nossa culpabilidade.
Precisamos  tocar  em frente, fazermos o melhor que podemos, dentro do nosso senso de realidade, sem guardarmos culpa, se fizermos opção, que seja o dando o nosso melhor.
 
As vezes é difícil não ter culpa.
ResponderExcluirAmiga não pare de postar no seu blog ele esta tão bonito e cheio de artigos lindos
ResponderExcluirOBA EXCELENTE ESTE TEXTO PQ NOS CONDUZ A UMA REFLEXÃO SOBRE A CULPABILIDADE E SUAS CONSEQUENCIAS.
ResponderExcluirDE FATO ATÉ DEUS NÃO CULPA SEUS FILHOS, PQ ELE NÃO FAZ ACEPÇÃO DAS PESSOAS, AMA A TODOS INDISTINTAMENTE, SÓ NÃO AMA O PECADO.