segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

QUEM FOI LEONARDO VINCI

Lendo o livro Leonardo da Vinci do autor Kenneth Clarck da editora Ediouro, onde faz uma biografia ilustrada e explica qual foi a motivação para a criatividade deste artista.
Nascido em um vilarejo chamado Anchiano,na cidade da Vinci em 15 de abril de 1452 e foi criado no mesmo lugar, com muito contato com a natureza, daí a primeira explicação para a influencia campestre nas suas obras, com desenho de paisagem firme e feitos com muita habilidade.
Fez muitas obras das paisagens dos vilarejos italianos, bem como forte influencia do cristianismo, sua obra mais famosa é a pintura de Monalisa. O grande mote do trabalho de Leonardo, quer como artista, quer como inventor e cientista, foi a observação criteriosa da natureza. Seus cadernos são um imenso laboratório de pensamento. Nas notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao vôo dos pássaros, ao movimento dos gatos, encontra-se um acurado explorador da natureza.

Sua inteligência mecânica ainda hoje impressiona todos os que examinam seus desenhos de engrenagens. A comparação de imagens obtidas nos modernos aparelhos de tomografia computadorizada com seus desenhos sobre anatomia oferece uma espécie de revelação: Leonardo acertou com exatidão espantosa, por exemplo, detalhes sobre a posição do feto no interior do útero.

Adulto, foi uma personalidade polêmica no seu modo de vestir e no comportamento chegou a ser denunciado por prática de sodomia, mas não foi condenado. Supõe-se que ele tenha sido homossexual, mas sua intimidade permanece misteriosa.

Adolescente, foi aprendiz no ateliê de Verrocchio. Conta-se que certa vez, o mestre estava pintando um quadro sobre o batismo de Jesus Cristo e encarregou o jovem Leonardo de completar a composição com a figura de um anjo. Seu aluno fez um anjo tão perfeito que Verrocchio desistiu de pintar.


Embora tivesse uma assombrosa habilidade matemática, diz-se que Leonardo não criou algo que se pudesse chamar de "teorema de Leonardo". Ou seja, apesar de ter desvendado princípios que até então eram desconhecidos, ele não os traduziu em linguagem matemática. É verdade. Essa viria a ser mais tarde uma obsessão dos estudiosos.

Doente, da Vinci passa o mês de abril de 1519 na cama, cercado por três quadros: a Monalisa del Giocondo; Santana, a Virgem e o Menino e o São João Batista, que provavelmente pintou em Roma como sua última obra. Morre, no dia 2 de maio de 1519, nos braços do rei Francisco I.

Um comentário:

  1. OLÁ
    EXCELENTE INFORMAÇÃO SOBRE ESTA PERSONALIDADE TÃO ESTRANHA E MISTERIOSA, MAS DE UMA CULTURA E INTELCTUALIDADE IMPAR.
    BONITO MESMO É ADMIRAR A SUA GRANDE OBRA A MONALISA E PERCEBER OS TRAÇOS MASCULINOS E FEMINOS NAQUELA OBRA QUA ATÉ HOJE GAUARDA TANTO MISTÉRIO E É PROCURADA POR TANTOS NO LINDO MUSEU DO LOUVRE, ONDE TIVE A GRAÇA DE ADMIRAR

    ResponderExcluir