quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ALÉM DO ARCO ÍRIS...


Ao ver um lindo arco íris fiquei pensando como será que ele acontece? Será que minhas seguidoras sabem? Como me adiantei na pesquisa,postei para compatilhar com todas vocês.
Um arco-íris é um fenômeno que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta.
O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro
Podemos ver arco-íris de diferentes tamanhos porque, para estimar a sua largura, o nosso cérebro só tem como informação a dimensão do ângulo de visão que lhe corresponde. Se perto da imagem dele existirem objectos longínquos, como montanhas, o arco-íris parecerá maior. Se o arco-íris estiver perto de objectos menos distantes, parecerá menor. É fundamentalmente a mesma ilusão que faz com que a Lua, o Sol ou as constelações pareçam maiores quando estão perto do horizonte.
Fato é que a ciência explica todas as possibilidades,larguras, angulações,mas nada como retratá-los para poder enfeitar nossa retina.

Alguns raios de luz podem refletir duas vezes dentro da gota de chuva antes de sair. Quando a luz incidente é muito brilhante isto pode ser visto como um arco-íris secundário, brilhando a 50°–53°.
Um duplo arco-íris apresenta as cores invertidas no arco secundário.
O importante e tirarmos proveito da beleza da natureza e vermos que não estamos sós, o criador pensou em tudo!

2 comentários:

  1. O arco iris é lindo, adoro quando ele aparece.É uma pintura maravilhosa que dependendo do dia que aparece fico mesmo uma obra prima no céu.Será por que ele não aparece todos os dias?

    ResponderExcluir
  2. olá
    admirar a natureza é sempre espetacular e sabendo como admirar conhecendo tais elementos melhor ainda.
    ainda bem que a igreja este ano na sua campanha da fraternidade vai trabalhar o tema FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA.
    que todos possam se conscientizar da importancia de tudo isso para o nosso futuro

    ResponderExcluir