sexta-feira, 3 de setembro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É CLIENTELISMO?

Define-se como uma pessoa que recebe de outra a proteção em troca do apoio político.
Em época de eleição sempre é bom relembrar sobre estes temas ouvidos nos programas eleitorais e como parece que sou minoria, quem escuta atentamente as plataformas dos pretendentes politicos é bom conhecer,sobre este assunto, pois passamos 300 anos de escravidão, sem falar nas origens patriarcais, e por mais que neguemos, isto contribuiu de forma decisiva para o nosso atraso socio cultural.
O clientelismo é o sistema de troca, caracterizando uma submissão ao patrão no caso de emprego, não se remunera decentemente, fica a dependencia economica!
Fato é que ao favorecer as trocas, favores enfraquece a relação homem a homem,não gera crescimentos nem riqueza e é capaz de desmobilizar uma comunidade!

Augusto de Franco escreveu em seu livro, lançado em 2002, Pobreza & Desenvolvimento Local. Agência de Educação para o Desenvolvimento, diz que os programas de combate a pobreza são desenhados, não faz com que se diminua a pobreza, pois alimenta "continuamente a cadeia vertical de subordinações e favores pela qual se exerce o clientelismo".
É preciso escolher com muita cautela, para podermos colocar homens decentes no poder!

Um comentário:

  1. Nestas eleições para denunciar a venda de voto é só denunciar ao tre.

    ResponderExcluir