quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UM TRIBUTO A PAULO DE TARSO

Hoje resolvi escrever sobre a vida de Paulo de Tarso, tomei conhecimento dos seus feitos, depois que li um livro lindo chamado Paulo e Estevão e muito emocionante que todos aqueles que buscam a espiritualidade para suas vidas devem ler esta obra prima, mas vamos lá, ele se chamava Saulo e nasceu na cidade de Tarso; filho de família importante e rica, se formou em direito, e se tornou um sacerdote no Templo e se deparou com uma religião, o nascer da cristã, que ficou ofendido e passou a seguir os seguidores do cristo. E primeiro pregador de cristo a ser morto foi Estevão, mártir do cristianismo.
Li em uma revista algo interessante que o símbolo de comunicação entre os cristãos era o desenho do peixe na areia, quem era seguidor de Cristo, se identificava, o medo era grande de ser condenado! Creio que isto foi o grande apego dos católicos comerem carne de peixe na semana santa!
Dois anos após a crucificação de Jesus, Saulo viajou para Damasco atrás de seguidores do cristianismo, principalmente de um, que se chamava Barnabé. Na entrada desta cidade, teve uma visão de Jesus, que em espírito lhe perguntava: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". Ficou cego imediatamente. Foi então levado para a cidade. Depois de alguns dias, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi incumbido de curá-lo. Após voltar a enxergar, converteu-se ao cristianismo, mudando o seu nome para Paulo.
Paulo, a partir de então, se tornaria o "Apóstolo dos Gentios", ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu.Em 34 D.C., foi a Jerusalém, levado por Barnabé, para se encontrar com Pedro e Tiago, líderes da principal comunidade cristã até então.Durante 16 anos , após sua conversão, ele pregou no vale do Jordão, na Síria e na Cilícia. Foi especialmente perseguido pelos judeus, que o consideravam um grande traidor.Fez quatro grandes viagens missionárias: 1ª Viagem (46-48 D.C.), 2ª Viagem (49-52 D.C.), 3ª Viagem (53-57 D.C.), 4ª Viagem (59-62 D.C.), sendo que na última foi à Roma como prisioneiro, para ser julgado, e nunca mais retornou para a Judéia.Certamente escreveu inúmeras cartas, mas somente 14 destas chegaram até nós, chamadas de Epístolas Paulinas, que são:
Epístola aos Romanos; 1ª e a 2ª aos Coríntios; aos Gálatas; aos Efésios, aos Filipenses; aos Colossenses; 1ª e a 2ª aos Tessalonicenses; 1ª e 2ª a Timóteo; a Tito; a Filemon e aos Hebreus.
Através de suas cartas, Paulo transmitiu às comunidades cristãs e aos seus discípulos uma fé fervorosa em Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição. A esta fé soma-se um fator fundamental: o seu temperamento, que era passional, enérgico, ativo, corajoso e também capaz de idéias elevadas e poéticas.No ano de 64 D.C., foi morto pelas Legiões Romanas, nas perseguições aos Cristãos instauradas por Nero, depois do grande incêndio de Roma.
Conclui-se então que Paulo foi o grande divulgador do cristianismo e o que o exemplo deixado é que não devemos lembrar do cristo sofredor e sim de um meio para melhorar e vivermos com amor no coração

Um comentário:

  1. SAULO DEPOIS DE CONVERTIDO PASSA A SER CHAMADO DE PAULO E REALMENTE FOI UMA GRANDE REVELAÇÃO PARA TODOS OS CRISTÃOS, OS SEGUIDORES DE JESUS CRISTO, PQ DE PERSEGUIDOR PASSA A SER SEGUIDOR E DIVULGADOR DO EVANGELHO, DA BOA NOVA E VAI CONVERTENDO A MTOS COM SEU TESTEMUNHO E ENSINAMENTO CONTIDOS NAS SUAS MAGNIFICAS ENCÍCLICAS.
    SÃO MTAS FRASES LINDAS DESTE APÓSTOLO QUE SE CONSDIDERAVA UM ABORTIVO, O MENOR DE TODOS, COMO POR EXEMPLO PODEMOS CITAR:

    1-JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, MAS CRISTO QUE VIVE EM MIM;
    2- O AMOR DE DEUS NOS CONSTRANGE
    3- PARA MIM MORRER É LUCRO
    4- QDO ESTOU FRACO SOU FORTE EM CRISTO ETC ETC...
    ATÉ OS DIAS ATUAIS NÓS CRISTÃOS SEGUIMOS O ENSINAMENTO DESTE APÓSTOLO QUE NÃO VIVEU NA EPOCA DE CRISTO, MAS FOI CONVERTIDO, TRANSFORMADO E SOFREDOR EM NOME DA DIVULGAÇÃO DOS ENSINAMENTOS DO MESTRE DIVINO.

    ResponderExcluir