quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Que são mandalas?


Segundo a autora Celina Fioravanti, formada em Belas Artes pela universidade do Paraná que escreveu o livro Mandalas, da editora Pensamentos, e nos diz que no sânscrito quer dizer circulo mágico , circulo de energia, A Mandala é constituída por desenhos geométricos - basicamente círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a imagens simbólicas formando um grande círculo contendo várias imagens significativas.
Ao analisarmos uma mandala, seu centro é o ponto central, ou seja o campo de força, onde atrai o olhar do observador, o espaço de fora é considerado o espaço profano,as linhas que a circulam é o limite do divino e o mundano, e de acordo com a numerologia (as divisões internas) representam um simbolismo, quanto mais divisões internas, maiores são as vibrações . cada desenho geométrico informa uma coisa, por exemplo o circulo representa o campo de força de cada um, o triangulo representa o homem e sua busca espiritual, o quadrado representa o mundo das ações e realizações físicas, já o pentograma emana vibrações de liberdade e de pensamentos, o hexágono representa a busca espiritual do homem.
Em relação as cores, o vermelho representa estimulo por isto é usado para afastar depressão , cor das conquistas, da paixão,pode tirar o sono e até deixar a pessoa irritada. O amarelo é uma cor ativadora e dinâmica, afasta idéias fixas, aumenta a capacidade de raciocínio, é considerada a cor da inteligência, do estudo, a cor azul é calmante , traz paz e serenidade, a cor laranja é considerada como restauradora e regeneradora, a cor verde é calmante e curativa e a cor lilás é profundamente espiritual, mística e religiosa,esta cor atua em quem está desequilibrado, descrente e sem energia.
Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.
Caso queira criar sua própria mandala, é necessário conhecer sobre as influencias das cores e saber qual a será sua função na sua vida, se for meramente um instrumento decorativo ou se usará como seu ponto, para está se conectar com o astral, alem de ser curativa do ponto de vista físico e mental, portanto quem sabe se minha seguidora mineira,nao entende e gosta do tema e faz uma pra mim no seu tablet.....

Um comentário:

  1. Acredito que para fazer uma mandala é preciso muito estudo das cores e suas representações.São lindas as mandalas e como pode ser usadas para meditar, provavelmente deveriamos ter conhecido da história das mandaldas desde cedo, assim buscariamos um equilibrio melhor para viver bem.

    ResponderExcluir