segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MICRO ONDAS ; VILÃO OU MOCINHO?

Ontem saiu uma matéria, em um grande jornal de circulação local sobre os riscos do microondas, logo pensei, por que não postar? Como é super pratico e quase todos usam, para cozinhar, esquentar ou até mesmo descongelar os alimentos, é preciso lermos mais a cerca do tema.
O ambiente está repleto de microondas de todos os tipos (televisão, rádios comerciais, rádio comunicação, telefones sem fio, brinquedos, comunicação de satélite, sem contar irradiação normal emitida por equipamentos eletrônicos).
Quando ligamos o aparelho este converte a energia elétrica em micro-ondas, através de peça chamada de magnetron, as moléculas vibram gerando atritos, esta agitação provoca aquecimento que cozinha o alimento. Estas vibrações das moléculas com águas, podem provocar queimaduras, por isto devemos ter cuidado redobrado quando colocamos comidas com líquidos.
Ainda sobre esta vibração, nutricionistas afirmam que provocam desestabilização das moléculas, gerando radicais livres, pelo fato de seus átomos possuírem um número impar de elétrons, para conseguirem a estabilidade roubam os elétrons que encontram pela frente, e as mais vulneráveis são as das vitaminas e minerais presentes nos alimentos.
Como estamos estudando composição de moléculas, física quântica, etc, e o forno de micro-ondas ainda não foi decididamente definido como mocinho ou vilão, o melhor mesmo é reduzir o consumo, deixar para usá-lo so se for para dar aquela esquentadinha rápida, fazer o que não é?Tempos modernos, não tem que não se exponha....

2 comentários:

  1. Lendo sobre o microondas, veio na minha cabeça a forma correta de escrever microondas que mudou com a nova regra gramatical, agora se escreve junto.Será que vamos consegui aprende novamente a escrever?
    Não uso microondas aqui, não corro risco então...mas acho ele bem prático, mas não compraria para mim.Ele assa bolo?

    ResponderExcluir
  2. ótima informação para entendermos como devemos utilizar estes produtos da modernidade sem afetar a nossa saude, que é a nossa maior riqueza.
    Assim tudo deve ser utilizado conforme o equilibrio em todos sentidos da vida.
    Valeu !!!!!

    ResponderExcluir