segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SALVE, SALVE COSME DAMIÃO!


Dia 27 de setembro é dedocado aos santos gemeos São Cosme e Sâo Damião
São originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".Por atender e nao cobrar eram caridosos Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres".
A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Por conta de sua curas serem tidas como milagres e por isso foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos
Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências.
Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Como o sincretismo aqui na Bahia é forte, um jornal de grande circulação publicou uma matéria sobre eles que achei interessante como cultura, pois aqui se faz novenas para eles, missas,procissão, cantam em forma de devoção, ofertatam balas para as crianças ainda servem o carurú completo, que são as oferendas para os orixás, ou como forma de pedido ou pagamento por alguma graça alcançada, portanto pelo forte apelo e cheiro de azeite que tanto admiro, veja ai para quem eles oferecem as comidas.
Acarajé: Iansã
Banana da terra: ( Oxumaré)
Milho branco: Oxalá
Farofa : Exú
Abará: Yabás orixás femininos
Feijão fradinho: Oxum
Carurú : xangó
Raspadura Ibejis (dinvindades crianças0
Galinha: Ogum e Oxossi
Pipoca Omalu
Vatapá: Obá
Mesmo que meus seguidores nao acreditem eu aqui faço uma linda homenagem ao teológo Leonardo Boff ( o mesmo que ensinou as coisas boas que Lula aprendeu) que nos ensina e diz Deus é único, chega em cada um de nós ou para alguns com nomes diferentes, mas é o mesmo, só são arquetipos da fé.Vocês podem dizer, mas santo nem tão pouco orixá como comida, mas lembre-se da energia despreendida em volta dos ofertorios como é para o bem o ambiente fica saudável!
Portanto queridos leitores, que Cosme e Damião possam estar atuando na vida de vocês. operando curas, no corpo e alma.

2 comentários:

  1. OLÁ REGE
    É ISSO AÍ O QUE IMPORTA DE FATO É A FÉ DE CADA UM NO SEU SANTO PROTETOR PQ DEUS É ÚNICO E OS ATALHOS, CAMINHOS QUE SÃO DIVERSOS.
    SÃO COSME E DAMIÃO FORAM MÉDICOS E MARTIRES E MORRERAM COMO A MAIORIA DOS SANTOS DECAPITADOS PQ FAZIAM CURAS FISICAS E ESPIRITUAIS E TB DIVULGAVAM O CRISTIANISMO.
    BELA PESQUISA.
    PARABENS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Me recordo que já fui nas festas de Cosme e Damião, dava muito doce para as crianças.Queria entender melhor como "eles" classificam que aquela determinada comida é para aquele orixá e não serve para o outro?
    Gostei do texto.

    ResponderExcluir