quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VOCÊ É UM SER HOLÍSTICO?

Antes de tudo é preciso buscar a definição do termo holismo, para os meus seguidores saberem responder a pergunta feita ai, de acordo a minha inspiração do dia! Para ajudar a meus queridos seguidores fui fazer a pesquisa, e a partir dela, podem me ajudar complementar a ideia original.
O holismo significa que o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes.
O enfoque sistêmico exige dos indivíduos uma nova forma de pensar; de que o conjunto não é mera soma de todas as partes, e estas, compõem o todo, e é o todo que determina o comportamento das partes. Uma nova visão de mundo, que lhes permitirá perceber com todos os sentidos a unicidade de si mesmo e de tudo que os cerca.
Podemos aplicar esta visão holistica no nosso serviço,quando nos preocupamos com a consequencia de todos os processos, ou seja, os funcionarios se tornam parte do todo.O chefe ou melhor o líder, valoria todos os setores ou departamentos, as atividades são interligadas e o melhor, são avaliadas,atuam com equipes interdisciplinares onde o desempenho deve ser transpessoal ou seja, devemos ter a noção do que o outro faz, mas determinamos os limites de cada um e a unidade com estrutura de holograma, sendo que os envolvidos atuando com uma postura ética.
Podemos também trazer a visão holistica para a nossa vida pessoal, a ideia do holismo não é nova. O termo holismo origina-se do grego “holos”, que significa todo.
A holística não é ciência, nem filosofia. Não é uma religião nem uma disciplina mística. Também não constitui um paradigma. Segundo Pierre Weil, (1991), “a abordagem holística propõe uma visão não-fragmentada da realidade onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam”.
O pensamento holístico é profundamente ecológico. O indivíduo e a natureza não estão separados, formam um conjunto impossível de ser dissociado. É por isso que qualquer forma de agressão à natureza é pura e simplesmente uma forma de suicídio.
Podemos concluir que uma pessoa de visão holistica deve pensar na mente, corpo e alma, no caso do surgimento das doenças, este tripé deve ser tratado com a conexão global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário