segunda-feira, 16 de abril de 2012

PERSONALIDADE MÚLTIPLA

Lendo o livro do escritos Sidney Sheldon, cujo titulo é Conte-me seus sonhos, relata um tema inquietante, a personalidade múltipla, que fui buscar subsídios para fazer esta postagem.
Pois bem, a personalidade múltipla é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio.
No romance a personagem, tem mais duas, que são totalmente diferente dela, que por sinal comente crimes terríveis, foi a julgamento e o advogado consegue livra-la da condenação a morte justamente por ela ter esta alteração.
Esta alteração é causada por um trauma muito forte onde a pessoa para sobreviver, ou melhor enfrentar o problema, cria uma proteção, uma nova personalidade, vale ressaltar que uma não se lembra da outra. Porque o indivíduo que sofre uma dissociação não se desliga totalmente da realidade, ele pode aparentar ter múltiplas personalidades para lidar com diferentes situações.
Estes transtornos são os mais explorados pela indústria cinematográfica, dada sua curiosa forma de apresentação. O aspecto central dos transtornos dissociativos é a perda total ou parcial de uma função mental ou neurológica.Lembro-me de uma novela global que retratou uma pessoa com este problema, no caso foi vivido por Gloria Menezes.
O aspecto essencial da personalidade múltipla é a existência de duas ou mais personalidades distintas dentro de um indivíduo, com apenas uma delas evidenciando-se a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos de forma bastante elaborada e complexa. As personalidades são bastante independentes umas das outras sendo possível inclusive terem comportamentos opostos, por exemplo, uma sendo sexualmente promíscua e outra recatada. Em alguns casos há completo bloqueio de memória entre as personalidades, noutros casos há conhecimento podendo gerar rivalidades ou fraternidades. O observador externo que só conheça uma das personalidades não notará nada de anormal com esta pessoa. As personalidades podem ser do sexo oposto, ter idades diferentes e até de outras raças.
O primeiro episódio de mudança de personalidade pode ser precedido de um evento forte como uma tragédia. Com o passar do tempo essa pessoa pode continuar tendo as "viradas" na personalidade sem fatores precipitantes. A mudança de uma personalidade para outra pode ser súbita ou ocorrer numa espécie de período confusional transitório, pode acontecer durante uma sessão de relaxamento ou de psicoterapia.. Atualmente as psicoterapias são as únicas formas de abordagem dos casos. Não há uma medicação eficaz.

Um comentário:

  1. OI
    É COMPLICADO ESTAS ALTERAÇÕES DE PERSONALIDADE E ASSIM, SÓ TEMOS A AGRADECER POR ADQUIRIR OS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DESSE BLOG E, SABER DISTINGUIR QDO ENCONTRAR UMA SITUAÇÃO DESSA NATUREZA

    ResponderExcluir