segunda-feira, 23 de abril de 2012
O SEGUNDO HÁBITO PARA SE CONSEGUIR EFICÁCIA: LIDERANÇA
Ainda baseado no livro que estou estudando chamado Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes nos informa que o segundo hábito é a liderança, esta virtude é que devemos buscar nos processos de nossa vida.
A liderança segundo o autor (Stephen Covey) baseia em princípios e reforça que este termo é diferente de gerenciamento, pois quem lidera deve saber quais os objetivos a serem alcançados diante do que se administra, já o gerente, é fazer as coisas do jeito certo, ou seja, o líder domina o assunto, o gerente ele precisa monitorar,se envolve com problemas ligados a logistica de alguma empresa. Podemos afirmar que liderar é capacitar outras pessoas ao seu lado, já o gerente se ele não fizer não obterá resultado algum.
Um gerente, quando não tem o perfil de líder, preocupa-se apenas em delegar tarefas, de olho nos resultados, deixando o fator humano em segundo plano. O líder, por sua vez, tem comprometimento não só com o trabalho, mas também com sua equipe, dando motivação e incentivo para que o projeto caminhe.
- O líder pressupõe algumas características pessoais que vão além de um título ou cargo. Vale ressaltar segundo este autor, que é preciso identificar quais os fatores devem está presentes para que se defina o poder decisório, ou seja, o que deve está no centro da vida,norteando as pessoas, como valores, são a sabedoria, a orientação, segurança e o poder, pois a segurança e uma orientação clara geram a verdadeira sabedoria, e a sabedoria é a faísca ou catalizador que liberta e dirige o poder, concluímos então que, o líder precisa ter uma personalidade nobre, um caráter equilibrado e integro.
Na revista Fortune diz que:
O Gerente administra
- O Líder inova.
O Gerente conserva
- O Líder desenvolve.
O Gerente se apoia em sistemas
- O Líder em pessoas.
O Gerente conta com controles
- O Líder em confiança.
O Gerente faz certo as coisas
- O Líder faz a coisa certa.
Espero ter contribuído para o entendimento deste tema, tão subjetivo, que muitas vezes convivemos com pessoas que não conseguem ver além do que desejam e administram empiricamente os seus setores, contribuído deste modo para resultados nada satisfatórios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OI
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ, SER UM VERDADEIRO LIDER É AGIR COM SABEDORIA QUE É UM DOM QUE DEUS NOS CONCEDE, MAS POUCOS TEM O PRIVILÉGIO DE DESENVOLVER E OLHAR O OUTRO COMO SER HUMANO ENTENDENDO ATÉ MESMO SUAS DIFICULDADES.
ESTOU ADORANDO ESTES TEMAS TÃO ATUAIS E TÃO NECESSÁRIOS NA NOSSA VIDA, PARA QUE POSSAMOS FAZER A DISTINÇÃO E AGIR DE FORMA CORRETA EM QUALQUER RELACIONAMENTO OU AMBIENTE.
OLÁ JOSI
ResponderExcluirVOCE É MINHA GRANDE INCENTIVADORA PARA SEGUIR EM FRENTE E POSTAR TEMAS COMTEMPORANEOS, POIS BEM, JÁ ESTUDEI OS SETE HÁBITOS, POSTAREI CADA UM A SEU TEMPO, FEZ ALARGAR A MINHA CONSCIENCIA E VER QUE AS PESSOAS, DIGO OS NOSSOS CHEFES, SÓ TEM FOCO NELES MESMOS, POR ISTO QUE OS RESULTADOS SÃO TÃO TUMULTUADOS........
OI
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ VAMOS EM FRENTE MESMO, ALARGANDO OS NOSSOS HORIZONTES, E CREIO MESMO CONTRIBUINDO CONFORME A OPORTUNIDADE SE APRESENTE, ATÉ MESMO PARA OS CHEFES, OS DONOS DO PODER TEMPORAL.