segunda-feira, 23 de abril de 2012

O SEGUNDO HÁBITO PARA SE CONSEGUIR EFICÁCIA: LIDERANÇA

Ainda baseado no livro que estou estudando chamado Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes nos informa que o segundo hábito é a liderança, esta virtude é que devemos buscar nos processos de nossa vida. A liderança segundo o autor (Stephen Covey) baseia em princípios e reforça que este termo é diferente de gerenciamento, pois quem lidera deve saber quais os objetivos a serem alcançados diante do que se administra, já o gerente, é fazer as coisas do jeito certo, ou seja, o líder domina o assunto, o gerente ele precisa monitorar,se envolve com problemas ligados a logistica de alguma empresa. Podemos afirmar que liderar é capacitar outras pessoas ao seu lado, já o gerente se ele não fizer não obterá resultado algum. Um gerente, quando não tem o perfil de líder, preocupa-se apenas em delegar tarefas, de olho nos resultados, deixando o fator humano em segundo plano. O líder, por sua vez, tem comprometimento não só com o trabalho, mas também com sua equipe, dando motivação e incentivo para que o projeto caminhe. - O líder pressupõe algumas características pessoais que vão além de um título ou cargo. Vale ressaltar segundo este autor, que é preciso identificar quais os fatores devem está presentes para que se defina o poder decisório, ou seja, o que deve está no centro da vida,norteando as pessoas, como valores, são a sabedoria, a orientação, segurança e o poder, pois a segurança e uma orientação clara geram a verdadeira sabedoria, e a sabedoria é a faísca ou catalizador que liberta e dirige o poder, concluímos então que, o líder precisa ter uma personalidade nobre, um caráter equilibrado e integro. Na revista Fortune diz que: O Gerente administra - O Líder inova. O Gerente conserva - O Líder desenvolve. O Gerente se apoia em sistemas - O Líder em pessoas. O Gerente conta com controles - O Líder em confiança. O Gerente faz certo as coisas - O Líder faz a coisa certa. Espero ter contribuído para o entendimento deste tema, tão subjetivo, que muitas vezes convivemos com pessoas que não conseguem ver além do que desejam e administram empiricamente os seus setores, contribuído deste modo para resultados nada satisfatórios.

3 comentários:

  1. OI
    É ISSO AÍ, SER UM VERDADEIRO LIDER É AGIR COM SABEDORIA QUE É UM DOM QUE DEUS NOS CONCEDE, MAS POUCOS TEM O PRIVILÉGIO DE DESENVOLVER E OLHAR O OUTRO COMO SER HUMANO ENTENDENDO ATÉ MESMO SUAS DIFICULDADES.
    ESTOU ADORANDO ESTES TEMAS TÃO ATUAIS E TÃO NECESSÁRIOS NA NOSSA VIDA, PARA QUE POSSAMOS FAZER A DISTINÇÃO E AGIR DE FORMA CORRETA EM QUALQUER RELACIONAMENTO OU AMBIENTE.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JOSI

    VOCE É MINHA GRANDE INCENTIVADORA PARA SEGUIR EM FRENTE E POSTAR TEMAS COMTEMPORANEOS, POIS BEM, JÁ ESTUDEI OS SETE HÁBITOS, POSTAREI CADA UM A SEU TEMPO, FEZ ALARGAR A MINHA CONSCIENCIA E VER QUE AS PESSOAS, DIGO OS NOSSOS CHEFES, SÓ TEM FOCO NELES MESMOS, POR ISTO QUE OS RESULTADOS SÃO TÃO TUMULTUADOS........

    ResponderExcluir
  3. OI
    É ISSO AÍ VAMOS EM FRENTE MESMO, ALARGANDO OS NOSSOS HORIZONTES, E CREIO MESMO CONTRIBUINDO CONFORME A OPORTUNIDADE SE APRESENTE, ATÉ MESMO PARA OS CHEFES, OS DONOS DO PODER TEMPORAL.

    ResponderExcluir