quinta-feira, 19 de abril de 2012

HOJE É DIA 19 DE ABRIL!

Dia 19 de abril, dia do índio, e ainda dia do exército, bem como o dia do aniversário do rei Roberto Carlos, mesmo que minhas seguidoras não lembrem, cá estou chamando-as para uma reflexão.
Pois bem, a cantora Baby que não é mais chamada do Brasil, cantou que todo dia era dia de índio, será? Ultimamente tenho visto citações deles ,direto na mídia, querendo demarcações de terras, confrontos com fazendeiros, invasores de terras e sabe-se lá quem mais! Também quem mandou roubarmos as terras deles? Acharam que eles iam se calar para sempre?
Como hoje a homenagem deve começar para eles, li uma reportagem na revista Planeta que me chamou atenção e diz que Os xavantes, homens fortes, troncudos, com os cabelos vermelhos pintados de urucum, têm uma fama de guerreiros que amedrontou os homens brancos desde as primeiras tentativas de contato, no século 18. Hoje, porém, estão submetidos não pela contaminação proposital por tuberculose ou sarampo, tiro ou envenenamento, como no passado, mas pelo açúcar, o arroz branco e os alimentos industrializados que alteraram decisivamente seus hábitos e os induzem à obesidade e ao diabetes, doenças da civilização ocidental. Fato é que trata-se de caso para a saúde pública a situação indígena.
O mais conhecido, o xavante Mário Juruna, morreu em 2002, aos 60 anos, depois de permanecer cinco anos em cadeira de rodas em decorrência de complicações crônicas do diabetes. Primeiro e único deputado federal indígena eleito do país (1983-1987), Juruna ficou conhecido nos anos 70 por andar com um gravador na mão registrando as promessas dos políticos no regime militar.
Como convivo com as pessoas falando em Diabetes, eles também estão nos registros. Dos 935 xavantes acima de 18 anos dos territórios de Sangradouro e São Marcos, no leste de Mato Grosso, 33% das mulheres e 15% dos homens têm diabetes mellitus tipo 2 e 34,2% encontram-se pré-diabéticos. A obesidade, que favorece o aparecimento da doença, atinge 51,1% das mulheres e 46% dos homens. Somados aos que estão com sobrepeso, passam de 80%. Os dados são de um estudo realizado em 2010 e 2011 pelos professores João Paulo Botelho Vieira-Filho e Regina Moisés, da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), e Laércio Franco e Amaury Dal Fabbro, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Será que os índios também estão estressados e sedentários?

Quanto a outra comemoração do dia de hoje, também é o dia do exército brasileiro, data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Faço votos que eles abram espaços para jovens, pois pelo que sabemos quando o individuo é treinado, monitorado, educado por eles, são pessoas que aprendem sobre hierarquia, poderão se profissionalizar e garantirem assim seu futuro.
E finalmente ao rei Roberto Carlos, hoje faz 71 anos, posso dizer que não sou sua fã,mas aprendi a admirá-lo, por vários motivos, ele já tem anos de estrada e consegue manter seu público fiel, não tem uma pendência trabalhista, ainda trabalha com os mesmos músicos do começo da carreira! Passa uma energia muita boa, era dedicado para com sua mãe, a lady Laura, e seus familiares, por tudo isto, merece meu respeito e aplauso, e que possa encantar por muitos anos suas fãs. O resto, vou deixando para que minhas seguidoras complementem!

2 comentários:

  1. OI
    O ÍNDIO POR FAZER PARTE DA TAL MINORIA SOFRE ATÉ HOJE AS CONSEQUENCIAS DO NOSSO COLONIALISMO.
    O EXÉRCITO QUE POSSA AMPLIAR AS OPORTUNIDADES PARA ATENDER AOS JOVENS.
    O ROBERTO CARLOS NOSSO REI QUE ATÉ HJ NOS EMOCIONA COM SUAS BELAS CANÇÕES, MERECE TODO NOSSA ADMIRAÇÃO E CARINHO.

    ResponderExcluir
  2. Nem sei pra que existe este dia do índio, ninguém lembra desse dia....

    ResponderExcluir