quarta-feira, 25 de abril de 2012

CONHECENDO A SERINGA DE INSULINA SEM AGULHA

Como minhas queridas seguidoras sabem, adoro novidades e desta vez venho informar sobre a seringa de aplicação de insulina sem agulha, vejam que beleza para as crianças diabetiquinhas, que conforto! Sem traumas, sem choro, uma beleza! Pois bem, trata-se de um aparelho fabricado na Alemanha e que já está disponível, só que o kit( o jogo de 4 adptadores e uma seringa) custa a bagatela de R$ 1,529,00! O novo dispositivo injeta a insulina por um sistema de pressão por mola, proporcionando melhor distribuição do medicamento no tecido subcutâneo. A tecnologia do dispositivo foi desenvolvida e patenteada na Alemanha em 1999 e a caneta já é comercializada na Europa, Japão e Estados Unidos há mais de 10 anos. No Brasil, o produto recebeu selos de qualidade da Anad e ISO, e tem produção e comercialização aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caneta Safe-Inject é posicionada num ângulo de 90 graus e acionando o aplicador, um mecanismo de pressão por mola faz com que o medicamento atinja o tecido subcutâneo do paciente. A insulina é aplicada através de uma ampola com micro-orifício de 0,17mm (enquanto a maioria das agulhas de aplicação possui 0,39mm). O líquido aplicado penetra no subcutâneo e se espalha uniformemente em uma fração de segundo, diminuindo a possibilidade de desenvolvimento de hematomas e outros tipos de lesões que podem ocorrer com certa frequência no uso rotineiro de agulhas Além disso, como o medicamento escolhe o caminho de menor resistência para se distribuir no tecido ao ser aplicado, a aplicação se torna uma experiência muito mais confortável e segura ao paciente. O dispositivo vem acompanhado de um conjunto de acessórios que permitem a utilização de qualquer tipo de insulina, inclusive pré-misturas. A ausência de agulhas elimina riscos de acidentes com perfuro-cortantes, diminui o risco de infecções cutâneas, contaminações cruzadas e perigo no descarte de resíduos. Também elimina a probabilidade de aplicações intramusculares ou intradérmicas, que podem ocorrer com agulhas, aumentando o risco do paciente desenvolver um quadro de hipoglicemia, podendo levar ao coma hipoglicêmico e até à morte. Sabemos que a realidade SUS ainda é outra, vale ressaltar que conseguimos adquirir há dois anos seringas de insulina com agulhas implantadas de 8x 0,33 mm ( são pequenas e finas) que dão maior conforto para a aplicação. Eis que ainda recebo pacientes cadastrados em outras unidades, se queixando que usam seringas inadequadas, com agulhas maiores que chegam até influenciar na adesão do paciente ao tratamento. Por enquanto, vou vibrando pela tecnologia, pois tudo é um alento no final do corredor, para quem sofre, quem sabe o povo não fica sabido e vai exigir ao seu kit dos nossos governantes? De resto parece que o diabtes já não asssuta tanto, pois o povo so faz comer e beber, que não estão nem aí para a prevenção!
NOTA TECNICA OS ADAPTADORES É QUE SÃO TROCADOS!

4 comentários:

  1. OI
    QUE BELA DESCOBERTA!!!! AGORA VAMOS TORCER PARA QUE DENTRO EM BREVE CHEGUE AO NOSSO SUS, AOS NOSSOS PEQUENOS TÃO CARENTES, PQ AQUELES QUE TEM UM PODER AQUISITIVO RAZOÁVEL TUDO FICA MAIS FÁCIL.
    O QUE FICO ADMIRADA MESMO É COM A TECNOLOGIA CADA VEZ MAIS AVANÇANDO...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pessoal, para mais informações sobre a Caneta para Aplicação de Insulina sem Agulha Safe-Inject visitem o nosso site: www.semagulha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sei pra que tanta tecnologia e descobertas, se quem realmente precisa não tem acesso.

    ResponderExcluir
  4. Ana 11/07/20013 17;15
    oi pessoal tudo bem...
    preciso muito dessa caneta pois sofro muito com as agulhas,
    tomo aplicação duas vezes por dia e não aguento mais e muito
    doloroso e naõ tenho condições de comprar. Pois somente rico pode comprar.

    ResponderExcluir