sexta-feira, 20 de abril de 2012

ENTENDENDO A ÉTICA DE PERSONALIDADE E DE CARÁTER

Lendo e estudando o livro de Stephen R. Covey, cujo titulo chama-se Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, pela profundidade da leitura terei muitos temas para futuras postagens e uma delas é o autor definindo Ética da personalidade e Ética do Caráter.
Antes de mais nada, é preciso relembrarmos as definições dos termos para melhor entendimento, iniciaremos, definindo ética que é um conjunto de valores e regras básicas de convivência em grupo, esse conceito se estende à formas e padrões que devem ser adotados dentro de uma profissão, empresa ou comunidade. A idéia básica é não prejudicar o outro através de algum ato que a pessoa venha a cometer.
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Caráter é a soma de hábitos, virtudes e vícios, é a imagem interior de uma pessoa.Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade.O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras. O caráter sofre as influências pelo meio em que é submetido.
Focando no livro, diz que a Ética da Personalidade: valoriza a imagem pública, das atitudes, das técnicas, da habilidade que lubrificam o processo de interação humana. O “vencer na vida”, o “ficar rico” etc. Enfatiza o uso de técnicas manipuladoras do tipo “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Já a Ética do Caráter: enfatiza valores mais autênticos e permanentes, tais como: integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, justiça, paciência, diligência, modéstia e, a regra de ouro, “não fazer aos outros o que não quiser que os outros lhe façam”.
Portanto as coisas fundamentais na nossa vida passam pela ética e não podemos melhorar nosso desempenho profissional nem tão pouco buscar a satisfação pessoal tendo atitudes não éticas.

3 comentários:

  1. OLÁ
    EXCELENTE TEXTO SOBRE A ÉTICA DE PERSONALIDADE E DE CARÁTER, CARACTERISTÍCAS QUE POUCOS IDENTIFICAM E/OU VALORIZAM NO SR HUMANO, POIS ESTAMOS VIVENDO UMA SOCIEDADE QUE POUCO ENXERGA O SER HUMANO, COMO UM SER PLENO QUE NECESSITA SER VISTO NA SUA TOTALIDADE: FISICO, ALMA E ESPÍRITO.
    GOSTEI MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. OI
    REALMENTE COMPLICADO ENTENDER A PERSONALIDADE DAS PESSOAS COM TANTAS CARCTERISTÍCAS AATÉ MESMO DIFUSAS.
    AINDA BEM QUE TEMOS ESTE BLOG PARA NOS ESCLARECER CADA VEZ MAIS.

    ResponderExcluir