sexta-feira, 13 de abril de 2012

ENTENDENDO A CINETOSE.

Por ter um filho que todas as vezes que viaja fica tonto, enjoado que resolvi escrever sobre o assunto, pois bem esta alteração da percepção dos movimentos chama-se Cinetose.
A esta alteração também conhecido como enjoo de movimento, o distúrbio é um tipo de labirintopatia que provoca vários mal estares: tontura, náuseas (com ou sem vômito), sudorese, palidez, desconforto físico, aumento da salivação, hipersensibilidade a odores, dor de cabeça, perda da capacidade de concentração, inabilidade em realizar tarefas e sensação de desmaio, entre outros sintomas. Acostumadas a passar mal durante as viagens e até mesmo em brinquedos de parques de diversões, muitas dessas pessoas simplesmente descartam o prazer proporcionado por essas atividades.
"O distúrbio do movimento normalmente ocorre quando o corpo está parado e o entorno da pessoa está em movimento ou o inverso", O cérebro se confunde com as informações conflitantes entre o labirinto e a visão, percebida como tontura.
"Esses sintomas se manifestam com mais frequência durante as viagens de navio, quando muitos passageiros passam mal", eu mesmo fiquei mal depois que sai do navio, é impressionante, como nos sentimos!
Quer em mar, quer em terra, qualquer indivíduo pode ser afetado pelo enjoo do movimento, embora existam pessoas mais propensas ao distúrbio. O motivo disso é o modo de funcionamento do nosso cérebro. Uma de suas principais tarefas é interpretar as mensagens do meio externo recebidas pelo corpo.
No caso do meu filho foi resolvido quando ele começou a andar no banco da frente, pois o movimento fica mais acomodado. "A visão do outro automóvel indo para a frente pode fazer com que o cérebro interprete que é o nosso carro que está andando para trás, por isto quem sofre deste mal, ao frear, passar no quebra mola ou até no semáforo a sensação é de andar para trás.
Revisando um pouco da fisiologia eis que “Quanto ao ouvido interno, ele abriga o labirinto, um órgão que faz parte do aparelho vestibular, responsável pela manutenção do equilíbrio. O labirinto é um conjunto de arcos semicirculares, com líquidos em seu interior. Interpretada pelo cérebro, a movimentação desses líquidos ajuda a identificar os movimentos (angulares, acelerações lineares e forças gravitacionais) e a nos manter em equilíbrio. Também é o labirinto que informa ao cérebro sobre a direção dos movimentos da cabeça e do corpo (para cima, para baixo, de um lado para o outro, para a frente, para trás e rotações).”
Enfim queridas seguidoras, se você tembém sofre deste mal, não te restará outra opção, ou viaja na frente, ou usa um anti-emético(remédio para enjoo) ou se alimenta de modo leve para quando o enjoo bater não fazer tanto borburinho no seu estomago!

2 comentários:

  1. Recomendações anotadas, vc podia falar o motivo da dor de ouvido durante viagens de avião.

    ResponderExcluir
  2. oi
    adorei mais esta informção pq eu tb sinto este enjÔO aaté mesmo em olhar um balanço e assim com estas dicas vou buscando uma viagem mais saudável e agradável.

    ResponderExcluir