terça-feira, 24 de abril de 2012

E AI, JÁ ATINGIU SUA MATURIDADE EMOCIONAL?

Queridas seguidoras, ando em busca de novidades para compartilhar, eis que deparo com um lindo artigo sobre maturidade emocional. Começando pela definição, é um processo contínuo que reflete a capacidade de conhecer e administrar suas emoções e compreender o estado emocional dos outros. Para dizer que atingimos a maturidade emocional faz-se necessário conquistar algumas atitudes que será elencado abaixo, assim minhas queridas seguidoras, vocês já se auto analisem e já vão pontuando! Sugiro que para cada tópico pontuem com cores, a cor vermelha pode ser considerada como ruim, não tem jeito, a emoção te abala em tudo, já a cor amarela, sua emoção te atrapalha de vez em quando, e verde você está bem diante das situações e se sai delas numa boa. 1)- Ser responsável por si mesmo e não culpar alguém pelos erros cometidos: nós vemos por ai que muitas pessoas erram e não assumem, portanto quem sabe faz a hora, temos que ser responsáveis por nós mesmos! Obs: qual será a cor das minhas queridas seguidoras? O meu está quase sempre no verde! Assumo meus erros numa boa! 2)- Não usar desculpas para os fracassos que venha a obter: podemos sim avaliar os fracassos para poder crescermos, o que não podemos é repeti-los! Obs e ai qual a cor? Verde! 3)- Agir isento de emoções e preconceitos: diante de qualquer problema, saia dele e avalie sem emoções, estas podem mascarar as coisas e deturpar os resultados. Obs; para ser sincera, o preconceito ainda me ronda! Sou cor amarela 4)- Aceitar o inevitável, e aqui tem solução? Não podemos mesmo voltar atrás de nada! O jeito é aceitar, sem escolhas. Obs\; meu semáforo interno manda avisar que estou verde! 5)- Automotivação e Bom humor, precisamos sim ter motivação, esta é a chave do sucesso da felicidade, já o bom humor sempre, rir até das nossas fraquezas. Obs: estou bem verde! 6)- Autoconhecimento, eis a melhor sabedoria, quem se conhece, desempenha melhor suas atividades profissionais e pessoais. Obs: estou em busca, estou estudando! 7)- Auto-estima, quem tem furo de auto estima,não conseguirá se respeitar, e ai já viu, qualquer deslize a emoção te jogará no fundo do poço! Obs: auto estima quem sabe o que é se ergue! Verde! 8)- Ser cooperativo, sempre, e por que não cooperar? Obs. Ando tão ocupada, que sei não, amarelo! 9)- Compartilhar, quem reparte o que sabe, aprenderá muito mais! Obs: sem duvida, verde! 10)- Lidar bem com as críticas, pois são com elas que nós crescemos! Obs: Já me zanguei com criticas, hoje ando nas bolhas, aqui e´amarelo! 11)- Ser independente, esta é bela dica, independência aqui falamos do ponto de vista emocional e financeiro; achamos que o outro é quem nos faz feliz, ledo engano! Obs: ai ai independência não é para qualquer um\, portanto amarelo! 12)- Empático e sensível às necessidades dos outros, está virtude é uma grande caridade, e ser útil ao outro sem ele pedir! Obs; empatia e bom demais, verde! 13As competências emocionais são aprendidas e aperfeiçoadas com os relacionamentos. avalie queridas seguidoras como fora seus relacionamentos, vale tudo, marido,namorado, filhos, irmãos etc Obs. Aqui queridas me dou bem com todos, verde na cabeça! Enfim a maturidade emocional nos proporciona felicidade, paz interior e sabedoria.Portanto queridas escolhi ser feliz e vocês, espero que tenham coragem de fazer o teste sugerido, se não quiser divulgar não tem problemas, o mais importante é aprender a lição e buscar a sua reforma interna, ser leve e feliz

2 comentários:

  1. OI
    OBA !!! LEGAL ESTE TEXTO, E MAIS AINDA O TESTE, O QUAL EU FIZ, MAS NA VERDADE AINDA ME SINTO CAMINHANDO EM TODOS OS SENTIDOS, POIS ACREDITO QUE ESTAMOS NUM PROCESSO DE MATURIDADE E AÍ JÁ SOMOS FELIZES POR RECONHECER AS LIMITAÇOES E ESTÁ SEMPRE BUSCANDO O CRESCIMENTO PLENO, POIS COMO BEM DIZ PAULO: NÃO IMPORTA O GRAU QUE CHEGAMOS, O QUE IMPORTA É PROSSEGUIR RUMO A META A SER ALCANÇADA.

    ResponderExcluir
  2. concordo com josi o importante é prosseguir rumo a meta....crei que não exista uma pessoa que tenha 100 de maturidade emocional.

    ResponderExcluir