domingo, 15 de abril de 2012

CARIDADE

Lendo sobre este assunto hoje, veio a inspiração para mais uma vez buscar o melhor entendimento sobre a caridade, peço desculpas se já o postei este tema, não lembro, mas merece destaque, porque ao ler o livro dos Espíritos, a abordagem sobre o tema é bastante esclarecedora que merece uma postagem.
Segundo o Wikepédia a Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: Amor ao próximo; bondade; benevolência; indulgência; perdão; compaixao.
Pelo que pude entender até agora, ninguém ou nenhuma religião condena a riqueza, mas a conduta do homem rico,o referido livro relata que a mais meritória de todas as virtudes é a caridade. Há pessoas que fazem o bem por um gesto espontâneo , sem que tenham a vencer algum sentimento contrário.
O apego as coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais ele se prende aos bens deste mundo, menos compreende sua destinação. Aquele que faz o bem, não deve esperar nada em troca,
No mesmo livro di que :"O verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entende Jesus, é benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas."
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. Ela nos manda ser indulgentes porque temos necessidade de indulgência, e nos proíbe humilhar o infortúnio, ao contrário do que comumente se pratica. Se um rico nos procura, atendemo-lo com excesso de consideração e atenção, mas se é um pobre, parece que não nos devemos incomodar com ele. Quanto mais, entretanto, sua posição é lastimável, mais devemos temer aumentar-lhe a desgraça pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos. (Allan Kardec)”
Enfim, caridade é estender aquele ombro amigo, é ajudar a quem está próximo de ti, é ajudar sem esperar o outro pedir. Vale registrar que a ajuda pode ser entendida no sentido amplo,não apenas em doação de dinheiro,mas acolher o outro quando ele mais precisa.....
"Caridade ensinada melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações." (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

Um comentário:

  1. OI
    FALAR SOBRE A CARIDADE NUNCA É DEMAIS... POIS ELA É A MAIOR DAS VIRTUDES, COMO BEM NOS REVELA PAULO NA SUA CARTA AOS CORINTOS CAP 13, CONHECIDO COMO O HINO DA CARIDADE, ONDE O MESMO DIZ QUE PODEMOS TER TODOS OS DONS, MAS SE NÃO TIVER CARIDADE SOMOS COMO CÍMBALOS.
    BOM MESMO É EXERCER ESTA CARIDADE SEM OLHAR A QUEM, POIS O PRÓPRIO JESUS ASSIM NOS ENSINA A AMAR A TODOS SEM DISTINÇÃO.

    ResponderExcluir