terça-feira, 17 de abril de 2012

DICAS E MAIS DICAS GERAIS

Como uma das minhas seguidoras comprou um apartamento novo, achei estas dicas no site Bbel que não resisti e logo vim postar, pois mesmo que ela não faça isto de rotina, precisa entender, até para mandar ou supervisionar. Sem falar que otimizar o tempo gasto com tarefas domésticas sobrará mais tempo para outras atividades.
Então anotem ai e vamos lá!
Para manter a limpeza da sua casa, em espaços reduzidos é possível varrer e passar pano de chão em menos de meia hora. Para isso confeccione um avental com vários bolsos para que você possa colocar panos, esponjas e alguns produtos de limpeza. Assim, você já fica com tudo à mão. Caso não goste de avental, como é o meu caso, eu coloco tudo em um balde e tem dado certo!
Tire o pó dos móveis depois de varrer para retirar a poeira levantada pela vassoura.
Concentre-se em um cômodo por vez. Todos os objetos do chão devem ser retirados para facilitar o trabalho de varrer e passar pano. Para limpar os carpetes, varra contra o sentido das fibras e retire toda a poeira, depois varra ao contrário - seguindo o sentido das fibras - para deixá-lo mais bonito.
Se preferir usar aspirador de pó no lugar da vassoura, escolha uma tomada que esteja no centro de sua casa para ligá-lo. Aspire o que alcançar dali, corredores, áreas comuns e o centro das salas. Isso diminui o tempo gasto com essa tarefa.
Não exagere no uso de produtos químicos de limpeza. O efeito pode ser contrário, já que a química presente nesses produtos pode danificar seu piso. Se a limpeza de sua casa é feita com frequência, não há motivo para usar grandes quantidades de produtos de limpeza. Aqui vale ressaltar que o cheiro forte também poderá desencadear crise alérgica!
Escolha um cômodo por semana para realizar uma limpeza mais completa. Assim você cria uma rotina constante de faxina e de manutenção ao mesmo tempo.
Melhor para limpar o chão: varrer ou passar aspirador de pó?
A vassoura possui a vantagem de ser silenciosa. Entretanto, ela não é muito eficiente para retirar cabelos e pelos de animais. Além disso, a poeira mais fina é levantada ao ar, depois essa poeira desce, e é aí que entra o pano de chão para finalizar a limpeza.
Os aspiradores de pó devem substituir as vassouras se houver animais domésticos em casa, pois tornam a limpeza de pelos, cabelos e migalhas muito mais eficaz. Eles também são excelentes para limpar carpetes, cortinas, armários e sofás.
Em casas de fácil manutenção da limpeza, o uso do aspirador faz com que passar o pano de chão seja dispensável na maioria das vezes. Você pode restringir o uso do pano úmido a duas ou três vezes por semana. Outra dica que adiciono aqui, depois de limpar sua casa, deixe um pano umedecido perto da porta de entrada, além de barrar a poeira trazida pelos pés, deixa um cheiro bom no ambiente, tipo aqueles vaporizadores de ambiente,nada como improvisar as coisas e ser prática!
Melhor para limpar o chão: pano úmido ou esfregão (mop)?
Passar um pano de chão molhado é a garantia de que mesmo o pó mais fino levantado pela vassoura será retirado.
A vantagem de usar os esfregões (mop) em vez de usar rodo com pano de chão é que não é necessário agachar nem molhar as mãos para torcer o esfregão. Isso é feito no balde apropriado para esse tipo de esfregão, basta torcer o cabo pressionando um pouco. Particularmente, gosto de ir lavando o pano de chão, o piso é de minha casa, portanto merece atenção até nos panos. Deixo outra dica importante para minhas queridas seguidoras, aquela vassoura de pelos que vai envelhecendo eu deixo para lavar o piso, fica mais fácil, ela esfrega em áreas maiores com menos esforço.
Para finalizar, ai abaixo está uma solução caseira para usar no piso, desinfecta, desingordura e higieniza. Que tal? Vai encarar?
4 colheres (de chá) de vinagre branco;
½ limão;
2 colheres (de chá) de bicarbonato;
2 colheres (de chá) de amaciante de roupas (neutraliza o cheiro do vinagre).
Agora só me resta abradecer as dicas da consultora do site que retirei as dicas, já que minha especialização é outra,mas toda informação bem feita merece nosso respeito e deixo registrado os créditos à moça Bbel,muito obrigado!

2 comentários:

  1. OI
    BELAS DICAS QUE COM CEERTEZA USAREI PRINCIPALMENTE PARA SABER OTIMIZAR O TEMPO E TER MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
    VALEU E MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom aprender dicas novas, valeu

    ResponderExcluir