terça-feira, 3 de abril de 2012

APOSENTADORIA BENEFÍCIO OU CASTIGO?

Por ter participado ativamente de uma festa oferecida por nós, a uma colega de trabalho, por conta de sua aposentadoria, é que fiquei a pensar neste tema , como postagem e cá estou escrevendo sobre ele para refletir com minhas fieis seguidoras.
O trabalho é uma grande referencia na vida da pessoa, e creio que a falta dele poderá afetar a qualidade de vida do individuo, que ao longo da vida, a cada amanhecer tem um motivo para se locomover, ir cumprir sua jornada de trabalho!
Quando a pessoa não se prepara para este processo, poderá se ver inútil, sem motivação e até mesmo acelerar o processo de envelhecimento, sem falar que para muitos o trabalho é uma fonte de prazer, pois se estabelece relações afetivas com os colegas. Vale ressaltar que passamos a maior parte do nosso tempo no local do trabalho, não tem como ele não nos deixar marcas, boas ou ruins.
Já sabemos que existem Universidades para terceira idade que desenvolvem programas para aposentadoria , ou seja, são projetos futuros de vida.
A aposentadoria é um marco na vida do trabalhador e muito se discute sobre o seu significado para o indivíduo que envelhece. Há duas teorias nesse campo: uma que identifica a aposentadoria como momento de realização e possibilidade de desenvolvimento pessoal; outra que a ela atribui efeitos nefastos como fonte de doenças e declínio geral da saúde.
Aprofundando sobre o tema, achei este artigo que diz o seguinte: “Enquanto sofre as pressões do mundo do trabalho, é comum se almejar a aposentadoria como libertação e recompensa pelo esforço de anos dedicados à profissão. Entretanto, quando se concretiza a saída do mercado de trabalho, o indivíduo tende a diminuir os seus contatos sociais e corre o risco de mergulhar no vazio pelos efeitos do empobrecimento, da baixa auto-estima, ou da desqualificação de que se faz acompanhar o processo.
Enfim, o trabalho tende a confundir com a vida pessoal, quando o individuo se aposenta alem de sofrer com a diminuição econômica, também se afastará do mercado do trabalho poderá se sentir inútil, sem a sua identidade social e sem o convívio diário com os colegas.
O ideal seria que o aposentado tivesse leis que o amparasse, para que tenha condições de viver melhor e que seja compensado pelo dever cumprido dos anos de dedicação ao trabalho, e poder acertar na sua escolha de ser aposentado ou viver na batalha!

2 comentários:

  1. OLÁ
    DE FATO O PROCESSO DE APOSENTAR É PARA TODOS NÓS, E SE NÃO NOS PREPARARMOS PARA TAL PODEREMOS SIM ATÉ MESMO ADOECER COMO VC BEM PONTUA NO SEU TEXTO.
    EU COMO JÁ ESTOU APOSENTADA, PROCUREI DESENVOLVER NA MINHA MENTE QUE ESTARIA ME APSENTANDO DO TRABALHO E NÃO DA VIDA E BUSCO PREENCHER MEU TEMPO COM COISAS BOAS COMO POR EX: FAZER CAMINHADAS MATINAIS, LER, PARTICIPAR DE GRUPO DE ORAÇÃO, VIAJAR, FICAR MAIS TEMPO COM OS NETOS ETC...
    SEI QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES E CADA QUAL DEVE BUSCAR O SEU CAMINHO E A FORMA DE PREENCHER ESTE TEMPO, POIS ALÉM DAS UNIVERSIDADES PARA A TERCEIR IDADE, A PESSOA TB PODE SE DEDICAR EM ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS, SEJA EM IGREJAS, OU OUTRAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE.
    COMO SUGESTÃO O SETOR DE RHOU O SERVIÇO SOCIAL DOS SERVIÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS DEVERIAM ORIENTAR O SERVIDOR QUE ESTÁ SE APOSENTANDO A BUSCAR OUTRAS FONTES DE PRAZER.

    ResponderExcluir
  2. Brasil....não prepara ninguem para nada, tudo é feito aos cocos...a aposentadoria deveria ser um processo estudado desde a infância, preparar para o envelhecimento sabendo que um dia vai ter que parar de trabalhar.As sugestões de Josi são ótimas, mas tem um problema que agrava, pois a aposentadoria de muitos é tão pequena que não podem fazer trabalho voluntário...
    É preciso pensar com urgência com este sistema de aposentadoria,pois o Brasil esta a cada dia com mais idosos. Adorei o tema

    ResponderExcluir