sábado, 10 de setembro de 2011

VOTO DISTRITAL

Minhas queridíssimas seguidoras, como o nosso blog também é cultura, hoje chego com carga toda falando de um tema atual, palpitante, que se for aprovado, pegará muita gente, em especial os políticos!
O Voto Distrital é um sistema eleitoral que permite fiscalizar de perto o político eleito e assim podemos realizar as mudanças que desejamos ver no Brasil. É o cidadão com mais poder de decisão.
Pelas regras atuais, o voto é proporcional. Um deputado pode se eleger com votos de qualquer lugar do seu estado. O que determina quantas cadeiras cada partido terá é a soma da votação de legenda e da votação nominal dos candidatos do partido. Os mais votados ocupam as vagas.

No sistema distrital, cada estado é dividido em um número de distritos equivalente ao de cadeiras no Legislativo. Os partidos apresentam seus candidatos e ganha o mais votado em cada distrito. A condição básica para dividir o mapa é que cada área tenha um número equivalente de eleitores. Os distritos do podem abranger vários municípios pequenos ou grandes municípios podem ser divididos em vários distritos.

Espero que as minhas seguidoras tenham entendido, o que é o voto distrital, ou para melhor entendimento, o político será eleito pelos votos obtidos em sua região e não puxaria seus colegas pela legenda! Caso queriam aumentar as estatísticas de aprovação, entrem no site: www.euvotodistrital.org.br e faça valer a sua vontade!

2 comentários:

  1. olá
    esperamos ansiosos e com fé que o voto distrital seja aprovado objetivando uma política partidária mais justa e consentânea com os reclamos sociais e não aos interesses individuais e de grupos políticos.
    gostei do tema, parabens!!!!

    ResponderExcluir