quinta-feira, 15 de setembro de 2011

UM POUCO DE RESSACA PRA VARIAR

Por ainda vivenciar os desdobramentos dos festejos familiares dos últimos dias, e driblar a ressaca,só me restou a inspiração em escrever sobre este tema, aquela boa ressaca, por que será que ela nos acompanha queridas seguidoras?
A ressaca nada mais é do que o resultado do álcool metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para todas as células do corpo.Vale ressaltar que as doses excessivas provocam também um grande esforço do organismo para metabolizá-las. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa entrar num processo de superprodução de enzimas para absorver esse álcool, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile, aí é o momento da intoxicação. Quando o trabalho acaba, o fígado, cheio de enzimas e bile, quer mais. Na ausência do poderoso aditivo, ele entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. . O sistema nervoso central, que também foi acelerado, acompanha a depressão. O resultado é uma queda de tônus, dor de cabeça, enjôo, diarréia, fotofobia (horror à luz) e extremo cansaço.
Pessoas com ressaca sentem uma série de sintomas comuns: dores de cabeça, dificuldade de se concentrar, prostração, mau humor e irritabilidade, problemas digestivos e dores no êstomago, náuses, vômitos… Além de processar o próprio álcool e outras substâncias presentes nas bebidas, em geral o seu corpo ainda tem que lidar com os efeitos de uma provável noite anterior longa e agitada.
Abaixo algumas dicas em como enfrentá-la de cabeça erguida:
Dilua o álcool: A ressaca está associada a desidratação. Beba água em abundancia, se lembrar intercale enquanto estiver bebendo, já vai prevenindo.

Coma direito, menino!, é provável que sofra muito menos efeito no dia seguinte, devido à digestão da refeição em paralelo com a absorção de bebida . lembre-se antes de beber bebida alcoólica deve comer antes, pois se o estomago estiver vazio, a absorção do álcool será maior e rápida.

Caso tenha enfiado o pé na jaca, o único jeito é pegar leve com o estomago no dia seguinte, fazendo refeições mais leves, para ajudar na sobrecarga feita no dia anterior.
Não misture bebidas diferentes. Não beba se estiver usando medicação ou em tratamento médico. Não beba se estiver enfraquecido. Não dirija se beber! Usar o bom senso sempre nos leva para caminhos certos!

2 comentários:

  1. OLÁ
    POXA QUE BOAS INFORMAÇÕES QUE GERALEMENTE NÓS LEIGOS E CONSUMIDORES SABEMOS POR CIMA, ASSIM QUEM DERA QUE AQUELES NOSSOS ENTES QUERIDOS TOMASSEM CONHECIMENTO DE TODO MALÉFICIO QUE O ALCOOL TRAZ AO ORGANISMO, PQ NA VERDADE É UMA DROGA LÍCITA.
    FELIZES SOMOS NÓS QUE POUCO OU NADA BEBEMOS E SOMOS ALEGRES PQ TEMOS DEUS NO CORAÇÃO .
    VALEU!!!!

    ResponderExcluir
  2. Regi, parabéns pela matéria!
    Como você sabe curto meus Whisky, mas sempre acompanhado de muito gelo (já funciona como hidratação) e muita comida!!! rsrs

    Éliton

    ResponderExcluir