segunda-feira, 16 de maio de 2011

O FILME: A ÚLTIMA MÚSICA

Como todas as formas de aprendizagem devem ser valorizadas, estou desta vez tirando os ensinamentos, após ter assistido o filme A Última Canção, baseado no livro do escritor Nicholas Sparks, cujo título difere do filme, que é Um Amor para Recordar.
A película foi ambientada em uma pequena cidade litorânea dos Estados Unidos, onde o pai vivia em uma casa simples a beira mar. A mãe vivia com dois filhos, uma adolescente rebelde e um menino, na cidade de Nova York. Ela acaba levando os dois para passar o verão com o pai, já que andava afastado dos dois por conta da separação.
A cada momento do filme, vamos nos envolvendo e nos emocionando, pois é não é apenas um romance, mas um drama e o autor insere no contexto vários ensinamentos, como família,amizade, saúde, preservação da natureza dentre outras coisas.
A adolescente Ronnie aprende sobre tartarugas a fim de salvar a espécie, já que na praia em frente a sua casa, os ovos destes animais foram encontrados. Quando um voluntário chamado Will, rico, cobiçado e invejado pelos jovens do referido local, acabam se apaixonando, juntos salvam as tartarugas.
O pai da jovem, Steve, tenta se reaproximar dela pela música, só que tinha a revolta da mesma, pois achava ele o culpado pela separação dos pais. Com a convivência vão se entendendo e a jovem com os sentimentos transbordando de paixão pelo jovem Will, acaba facilitando na relação com seu genitor, até que o pai adoece e descobrem que ele tem câncer de pulmão em estágio final.
Os meses que restam ao pai ela descobre que ele não é o culpado pelo incêndio da igreja da cidade, e sim os amigos de Will, isto faz com a relação dos jovens fique abalada. Enquanto isto o pai e o filho refaçam os vitrais da igreja, e filho se empenha em terminar para que o pai veja a obra concluída antes de sua morte, belo senso de responsabilidade!
A jovem Ronnie talentosa sabia cantar e tocar piano, só que tinha deixado de tocar por conta da crise emocional passada pela separação dos pais. Nos últimos dias que resolveu se dedicar a seu pai, ele faz uma musica para ela e não conseguiu concluir já pelas fortes dores que sentia, Ela se faz de forte e como um elo, uma cumplicidade, acaba ajustando as notas musicais e terminado a obra. Esta musica, A Última Canção, ela toca na igreja, durante o funeral do pai, com todos os moradores, até o namorado que ela estava decepcionada esta presente.Ela resgata todos os pertence de seu pai, dar uma nova chance a seu amor e segue para Nova York, tocando em frente.
Minhas seguidoras devem perguntar qual o aprendizado? Vários, como não importar pelos infortúnios que passarmos, a família é o maior porto seguro; outra lição vista, sempre podemos parar para acertar um a situação e darmos uma segunda chance! Outras grandes lições só podem ter um ambiente equilibrado, se também salvarmos o meio ambiente e finalmente o amor é o sentimento mais frágil que existe deve ser cuidado, pois poderá enfrentar os infortúnios.

3 comentários:

  1. Ainda não vi este filme. Quando tiver a oportunidade deixo o meu comentário. Vi foi o Thor, filme a aventura, que mostra a Terra e Asgard nos dias de hoje. No centro da história temos o Poderoso Thor um poderoso guerreiro arrogante cujas ações imprudentes reacendem uma antiga guerra no reino dos deuses.
    Thor é exilado na Terra por seu pai e forçado a viver entre os humanos como forma de castigo.Uma cientista, bela jovem, se afeiçoa profundamente pelo Deus, e se torna seu primeiro amor. É quando, aqui na Terra, Thor aprende o que é preciso para ser um verdadeiro herói, o mais perigoso vilão do seu mundo envia as mais sombrias forças a terra.......O interessante do filme é que mesmo sendo um pouco violento dá para discutir o amor entre pai e filho, pai e filho do coração e o amor entre homem e mulher.Para muitos filme chato, para outros filme ótimo, cada um com a sua opnião.Só vendo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. ola

    valeu pela dica
    quando puder assistirei o filme citado
    bjs
    Regina

    ResponderExcluir
  3. olá
    MESMO NÃO TENDO ASSISTIDO O FILME PERCEBE-SE PELO SEU COMENTÁRIO A BELEZA QUE EXPRIME PELO ROMANTISMO E AS LIÇÕES DE VIDA QUE SE APREENDE DELE, POIS COMO VC MESMO CITA A FAMÍLIA É O PORTO SEGURO E A BASE DE TUDO O AMOR QUE É FRÁGIL PRECISA SER CUIDADO TAL COMO UMA PLANTA PRA QUE POSSA FLORESCER NAS HORAS CERTAS E INCERTAS DA VIDA.
    GOSTEI MUITO, VALEU!!!!

    ResponderExcluir