quarta-feira, 11 de maio de 2011

POR QUE ENVELHECEMOS?

Quando ficamos muito tempo sem ver alguém que conhecemos, na maioria das vezes observamos o outro e pensamos como esta pessoa envelheceu! Ai penso, porque será que uns conseguem se manter bem e outros ficam logo com aspecto envelhecido?
Todos nós nascemos, crescemos,ficamos adultos e morremos um dia, esta é a condição. No passado era considerado um feito viver até 50 anos, mas com os avanços tecnológicos cada dia os homens alcançam a longevidade.
E a medicina segue prometendo longa vida: a genética pretende eliminar muitas das enfermidades com as quais viemos predestinados, assim mesmo, outros esforços centram-se em entender o porquê do envelhecimento do corpo.
O envelhecimento das células ocorre por uma falha no momento da divisão, pelo menos esta é a visão dos cientistas que estudam este assunto. Esta falha também é responsável pelo surgimento das próprias doenças.
Segundo os pesquisadsores, a razão pelo envelhecimento encontra-se no fato de que as células deixavam de dividir-se (mitose) depois de realizado o processo 50 ou 60 vezes. Supunha-se que, ao término do processo de reprodução, a célula entraria em um período de descanso, culminando com a morte. Estas conclusões foram tiradas através dos estudos com pacientes portadores do Progeria, que é a doença que acelera o envelhecimento.
Como conseqüência do envelhecimento as células com falhas genéticas continuam se reproduzindo, produz-se uma espécie de caos; uma perda do equilíbrio da célula em si e das doenças próprias do envelhecimento.
Vários são os fatores que contribuem na determinação da aparência senil da pele, dentre eles a carga genética, a toxicidade do meio ambiente e a dieta, a exposição crônica e cumulativa a luz solar, as forças mecânicas aplicadas ao tecido conjuntivo, os hormônios e alterações do colágeno . Dentre todos estes fatores, os mais importantes são a exposição solar, a idade cronológica e a menopausa. O tabagismo pode levar a isquemia crônica da derme, diminuição dos níveis de colágeno e vitamina A; este último efeito pode aumentar o impacto dos radicais livres sobre a pele . Dessa maneira, o tabagismo pode aumentar em 2 a 3 vezes o número de rugas faciais em homens e mulheres caucasianos . Tanto o envelhecimento cronológico quanto o devido a exposição solar estão relacionados à acentuada diminuição da vascularização da derme .
Então é imprescindível manter um estilo de vida saudável, restringir a ingestão de calorias , praticar alguma atividade, estes poderiam ser os passos a seguir, senão para prolongar a vida, ao menos para manter-se saudável.
Portanto queridas seguidoras,vamos envelhecer sem perder a pose jamais!

Um comentário:

  1. Muito interessante o seu texto. Ai te pergunto, por que não ficamos com o mesmo aspecto físico se podemos reencarnar de novo?Não precisariamos mudar o físico para evoluir?

    ResponderExcluir