quinta-feira, 5 de maio de 2011

O QUE É RODA DOS ENJEITADOS?




Assistindo nestes últimos dias tantas crianças sendo jogadas fora, pela propria mãe,veio a inspiração para fazer perguntas neste espaço, que mães são estas? Será que tem base familiar? Será que foi passado para elas valores morais? Sempre soube que a mãe é quem deve proteger a sua cria,mas quando vemos ao contrario, ficamos incomodadas, revoltadas e sei saber o por que de tanto desprezo humano!
No passado as mães contavam com a “roda dos enjeitados” onde deixavam seus filhos, estas eram instalados em portas de igrejas e conventos, eram cilindros de madeira giratórios serviam para que mães deixassem seus filhos em mãos seguras, sem ser identificadas
Quando a mãe deixava seu filho nesta roda, sabia que uma instituição de caridade iria cuidar dele, ao colocar os bebês no cilindro, elas tocavam uma campainha que avisava freiras e padres de que ali estava uma criança abandonada.
No Brasil e em Portugal, o cilindro de madeira era mais conhecido como "roda dos expostos" e funcionou até meados do século passado, sobretudo nas Santas Casas de Misericórdia do Rio de Janeiro e de São Paulo
Acredito que a existência desta roda dos expostos servia para amenizar a culpa das mães ou familiares, sem falar na integração social do menor que elas sabiam que os menores iriam ter. Hoje vemos cada dia mais crianças abandonados, heranças de drogas, o que será delas?Será que precismos inventar mais rodas de enjeitados? E de nós, que estamos sendo expectadores destas cenas? Que Deus diminua a nossa escuridão, para que possamos enxergar uma luz no final do túnel e que não permita que nunca desprezemos alguém!

Um comentário:

  1. olá
    MUITO OPORTUNO E EXCELENTE COMENTÁRIO SOBRE AS CRIANÇAS REJEITADAS, POIS DE FATO CHEGA A DOER NA ALMA A SITUAÇÃO REAL DESSES INOCENTES, FILHOS DE TANTAS MULHERES IRRESPONSÁVEIS COM A VIDA QUE PÕENO MUNDO, E VC ABORDOU MUITO BEM PQ ANTES TINHAMOS ESTAS RODAS QUE PELO MENOS AS CRIANÇAS SERIAM ACOLHIDAS E ATÉ ADOTADAS POR PESSOAS DO BEM, MAS E HJ O QUE TEMOS?? DAÍ TANTA MISÉRIA E MARGINALIDADE E O COMÉRCIO E O POVO ILUDIDO NA BUSCA DE UMA COMEMORAÇÃO QUE É DO DIA DIA, PQ SER MÃE É O TEMPO TODO DE DOAÇÃO E AMOR.
    QUE CRISTO RESSUSCITE NOS CORAÇÕES DAS MULHERES O AMOR PELOS SEUS REBENTOS.

    ResponderExcluir