segunda-feira, 2 de maio de 2011

CÃO FAREJADOR

Asssitindo um programa sobre cães farejadores, fiquei encantada com a destreza dos animais, e logo a luz acendeu para escrever sobre o tema e compartilhar com minhas seguidoras.
Os cães tem a capacidade sensorial aguçada, em especial o olfato,por isto o animal treinado pode assumir as tarefas farejadoras.
A policia federal faz um trabalho de treinamento com algumas raças especificas e onde possa ter dorgas camufladas em bagagens ou cargas eles se agitam até o policial encontrar o local.
Esta pratica inicialmente foi colocada em pratica na Finlandia, onde o governo treinou pastores alemaães, para descobrirem depositos de mineiros!
A idéia de se utilizar os cães para a detecção de tóxicos, remonta à época da guerra do Vietnã durante a qual, o consumo de heroína entre os soldados norte-americanos causou graves problemas.
Em 1970, os norte-americanos decidiram drogar cães para fazer com que detectassem a droga quando sofriam da síndrome de abstinência.
Este cruel e bárbaro procedimento foi logo abandonado, pois os cães assim intoxicados sofriam de transtornos hepato-renais e cardíacos que lhes causavam rapidamente a morte...
Por conseguinte, é totalmente errôneo pensar que os atuais cães rastreadores de drogas estejam drogados.
Fato é queridas leitoras que o cão além de ser amigo do homem, ainda cumpre uma dupla jornada!

2 comentários:

  1. Interessante falar dos animais. O Cão é um animal esperto, aqui sempre teve pé duro, nada de raça....Mas eram bem fofos.Paramos de criar.Adorei o texto.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. olá
    BOA INFORMAÇÃO SOBRE OS CÃES E ME TROUXE MUITAS SAUDADES DE NOSSO POPÓ PQ ESTE ADORAVA OS CÃES, TINHA CURSOS DE TREINADOR, ADESTRADOR, E CUIDAVA DELES NO COE COM TANTO CARINHO, AQUELES ANIMAIS ENORMES QUE EU SÓ EM VER FICAVA AMEDRONTADA E, ELE LOGO EXPLICAVA O GRANDE SERVIÇO DOS CÃES FAREJADORES, BRINCANDO E SE DIVERTINDO COM SUAS ORDENS.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir