sexta-feira, 27 de maio de 2011

ADOTANDO HÁBITOS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS

Percebemos que as pessoas a cada dia estão ficando “mais cheinhas”. Uma certa vez assisti uma apresentação com uma nutricionista, onde falava que as mulheres de classe econômica mais baixa, estão saindo de um baixo peso para o sobrepeso rapidamente; a explicação dada é que estudo foi mostrado com mulheres pobres, que vão trabalhar em casas, como domésticas, e começam a engordar com a nova oferta de alimentos, em especial carboidratos, especificamente a farinha de trigo, mais amiúde o pão! O danado quentinho com manteiga é uma delícia.
Avaliando um pão cacetinho ou pão francês, ele tem 30 gramas de carboidratos e este que aumenta os níveis glicêmicos, muitos na sua composiçao tem farinha de mandioca e gordura hidrogenada para ficar crocante. Grande parte das pessoas não tem controle sobre um eventual problema no alimento que irá consumir, nem tão pouco controlam a quantidade do que ingerem.
Pessoas portadoras de doença celíaca, não podem ingerir derivados do trigo, bem como centeio, cevada, aveia e malte, pois estas pessoas, não conseguem digerir a proteína, o glúten. Afeta o intestino e passa ter problemas gastro intestinais ( diarréia, prisão de ventre, inchaço, flatulência, etc. Os diabéticos devem restringir o consumo, pois a farinha de trigo aumenta seus níveis glicêmicos.
Vale ressaltar que existe todo um investimento na cadeia de produção, no uso de aditivos para evitar o fungo no trigo, sem falar dos agrotóxicos usados na agricultura. E o engraçado é que depois de todo o processamento do trigo, a farinha que é usada para fazer o pão, processam ate ficar branca, fina depois do processo de trituração, a sua riqueza é retirada, ou seja a parte que nos faz bem. E finalmente o uso da acrilamida, presente nos carboidratos tostados!
A acrilamida é uma substancia química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento da água potável e águas de reuso para promover partículas e outras impurezas . Quando os alimentos são processados em alta temperatura, como batata frita, chips, cereais, pão durante o processamento, este produto causa danos à saúde, ao sistema nervoso e causar câncer.
Ninguém precisa ser naturalista para melhorar a alimentação, o que recomendo? Busquem alimentos mais naturais e tentem substituir a farinha de trigo por aveia( se não tiver doença celíaca) .
Como estímulo, deixo uma receita, para que minhas seguidoras já entendam a necessidade da mudança e dêem o primeiro passo, aceitem meus conselhos sábios e testem a receita postada abaixo!
BOLO DE AVEIA E CENOURA
Ingredientes:
2 cenouras cortadas em rodelas
2 xícaras (chá) de açúcar (320g)
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo (200ml)
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de aveia (230g)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de fazer:

Bater os ovos, o óleo e a cenoura.Numa vasilha, coloque o açúcar e a mistura do liquidificador. Misture bem.Acrescente a farinha de aveia e o fermento. Misture muito bem.Leve para assar numa forma de buraco no meio, untada e enfarinhada
Para dar um gostinho especial a este bolo, acrescente a casquinha de 1 laranja ou de 1 limão Taiti. tire a casca bem por cima, para não sair a parte branca da fruta e bato essa casca junto com a cenoura.

Um comentário:

  1. Jaciara disse...
    Gostei tanto que publiquei no twitter.
    Vou tentar fazer depois.

    ResponderExcluir