terça-feira, 2 de novembro de 2010

QUEM SÃO OS PRETOS (AS) VELHOS?

Ainda sobre o meu projeto de ensinamentos sobre a Umbanda, a postagem de hoje é sobre os
Pretos-Velhos:Existe na Umbanda uma linda falange denominada de “Falange dos Pretos-Velhos” ou “Linha das Almas”. Originários dos escravos no cativeiro, os pretos-velhos tem como característica principal a prática da caridade.Como disse, os pretos-velhos viviam no cativeiro amontoados em senzalas, alimentavam-se de mingau de farinha, inhame, toucinho, banana, enfim comiam tudo que tivesse calorias baratas. Eram submetidos às condições desumanas e implacáveis de trabalho. Só os mais fortes sobreviviam.Um preto-velho quando incorpora no médium vem de forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terra, senta-se com a dificuldade das juntas enrijecidas e os músculos fatigados num pequeno banco de madeira, que lembra o antigo tosco que existia nas senzalas.Os pretos-velhos ainda fumam cachimbo de barro ou de madeira rudimentar, falando com os visitantes e filhos-de-santo, usando um linguajar comum aos escravos que não falavam bem o português.Destaco abaixo alguns nomes de pretos-velhos que baixam prestando inúmeras caridades: Pai Joaquim da Angola, Pai Joaquim do Congo, Tia Maria Vovó Benedita Vovó Maria Conga, Vovó Maria Redonda, Vovó Cambina, Vovó Luíza, Vovô Rei do Congo, Vovó Catarina D’Angola .
Já li em livros espiritas que estes pretos velhos aparecem deste jeito, nos terreiros,pois deste modo simples ela são identificados apenas pela pratica da caridade, mas em outros centros espíritas eles aparecem de outro modo mais luxuoso, de acordo a encaranção que tiveram, exemplo a minha querida Vovó Catarina, aparece como um uma europeia cheia de luxo, se desveste do luxo para nos dizer que o maior valor é essencia...

3 comentários:

  1. OLÁ REGINA

    PARABENS PELO SEU TEXTO, FONTE DE SABEDORIA, ESTAREI AGUARDANDO SEU ARTIGO SOBRE SEU SETE ESTRELAS!

    ResponderExcluir
  2. oi Rege
    mto bem gostei, cada dia mais novidades e novas aprendizagens, pois como vc mesmo diz somos compartimentos vazios que precisam ser preenchidos.

    ResponderExcluir
  3. olá
    è isso aí cada dia novas mensagens, novos ensinamentos, pois como vc mesmo cita somos compartimentos vazios que precisam ser preenchidos a cada dia.

    ResponderExcluir