terça-feira, 30 de novembro de 2010

SOBRE LEPTOSPIRA

Como este blog cabe de tudo um pouco, fui inspirada a escrever um tema super importante, após uma grande amiga se sentir ameaçada por um pequeno ratinho, o caso é hilário, mas é real.
Tudo começou com ela testando suas deliciosas receitas, quando sentiu um cheiro forte e quando viu um ratinho pulando de seu forno! Ela mora em casa, em local seco, e por estes dias choveu bastante em sua área e talvez tenha sido o motivo do roedor ter ido parar por lá
Pois bem, a coitada foi pesquisar na net o que poderia desinfetar as fezes e urina do rato, eu acabei me envolvendo nas orientações, explicando o papel do hipoclorito de sódio e suas concentrações, quando disse o risco maior é a leptospira e ela gelou.....E foi logo dizendo deviam falar sobre isto!
Pois bem queridos leitores a leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira.

Os sinais e sintomas desta doença: febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal.

Com se contamina: geralmente é causada pela exposição à água contaminada com urina de animais infectados.
. Os humanos são infectados através do contato com água, alimentos ou solo contendo urina de animais com leptospirose. Isso pode acontecer ao ingerir água ou comida infectada e através do contato da pele (especialmente nas superfícies mucosas com olhos e nariz, ou nas feridas).

Tratamento para leptospirose
A leptospirose é tratada com antibióticos, Pessoas com sintomas que sugerem leptospirose devem procurar um médico.
Onde a leptospirose é encontrada
A leptospirose ocorre no mundo todo, porém é mais comum em climas tropicais ou temperados. Ela é um problema ocupacional para pessoas que trabalham ao ar livre com animais, por exemplo, fazendeiros, veterinários, pescadores, trabalhadores rurais e militares. A leptospirose também pode ser um problema para pessoas que acampam ou participam de esportes ao ar livre em áreas, rios e lagos contaminados. A incidência da leptospirose também está aumentando em crianças que vivem em cidades.
Prevenção da leptospirose
O risco de adquirir leptospirose pode ser reduzido ao não nadar em águas que podem estar contaminadas com urina animal. Roupas e calçados que ofereçam boa proteção devem ser usados por aqueles expostos, em virtude do seu trabalho ou atividades, a água ou solo contaminado.
Caso é que a família desta amiga ficou todos stressada, de luvas desinfetando o forno e aramando ratoeira para o perturbador da ordem social. Após ouvir minhas explicações, ainda me passou a foto do infeliz morto e na gozação dizendo, poxa ele deixou viúva varias roedoras e minha amiga com um belo “causo para rir até a sua velhice!

Um comentário:

  1. QUE HISTÓRIA ILÁRIA, PARECE CONTO DE PESCADOR...FICO PENSANDO COMO SUA AMIGA FICOU AO VER AQUELE RATINHO SAINDO DO FOGÃO, NÃO SABIA QUE RATO GOSTAVA DE SE ESCONDER NO FOGÃO E NEM SABIA QUE EXITE BURACOS NO FUNDO DO FOGÃO PARA BICHO ENTRAR.
    ESTA DOENÇA É DIFCIL DE DIAGNOSTICAR POIS OS SINTOMAS SÃO BEM PARECIDOS COM OUTRAS DOENÇAS.
    ADOREI O TEXTO.

    ResponderExcluir