Como este blog cabe de tudo um pouco, fui inspirada a escrever um tema super importante, após uma grande amiga se sentir ameaçada por um pequeno ratinho, o caso é hilário, mas é real.
Tudo começou com ela testando suas deliciosas receitas, quando sentiu um cheiro forte e quando viu um ratinho pulando de seu forno! Ela mora em casa, em local seco, e por estes dias choveu bastante em sua área e talvez tenha sido o motivo do roedor ter ido parar por lá
Pois bem, a coitada foi pesquisar na net o que poderia desinfetar as fezes e urina do rato, eu acabei me envolvendo nas orientações, explicando o papel do hipoclorito de sódio e suas concentrações, quando disse o risco maior é a leptospira e ela gelou.....E foi logo dizendo deviam falar sobre isto!
Pois bem queridos leitores a leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira.
Os sinais e sintomas desta doença: febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal.
Com se contamina: geralmente é causada pela exposição à água contaminada com urina de animais infectados.
. Os humanos são infectados através do contato com água, alimentos ou solo contendo urina de animais com leptospirose. Isso pode acontecer ao ingerir água ou comida infectada e através do contato da pele (especialmente nas superfícies mucosas com olhos e nariz, ou nas feridas).
Tratamento para leptospirose
A leptospirose é tratada com antibióticos, Pessoas com sintomas que sugerem leptospirose devem procurar um médico.
Onde a leptospirose é encontrada
A leptospirose ocorre no mundo todo, porém é mais comum em climas tropicais ou temperados. Ela é um problema ocupacional para pessoas que trabalham ao ar livre com animais, por exemplo, fazendeiros, veterinários, pescadores, trabalhadores rurais e militares. A leptospirose também pode ser um problema para pessoas que acampam ou participam de esportes ao ar livre em áreas, rios e lagos contaminados. A incidência da leptospirose também está aumentando em crianças que vivem em cidades.
Prevenção da leptospirose
O risco de adquirir leptospirose pode ser reduzido ao não nadar em águas que podem estar contaminadas com urina animal. Roupas e calçados que ofereçam boa proteção devem ser usados por aqueles expostos, em virtude do seu trabalho ou atividades, a água ou solo contaminado.
Caso é que a família desta amiga ficou todos stressada, de luvas desinfetando o forno e aramando ratoeira para o perturbador da ordem social. Após ouvir minhas explicações, ainda me passou a foto do infeliz morto e na gozação dizendo, poxa ele deixou viúva varias roedoras e minha amiga com um belo “causo para rir até a sua velhice!
QUE HISTÓRIA ILÁRIA, PARECE CONTO DE PESCADOR...FICO PENSANDO COMO SUA AMIGA FICOU AO VER AQUELE RATINHO SAINDO DO FOGÃO, NÃO SABIA QUE RATO GOSTAVA DE SE ESCONDER NO FOGÃO E NEM SABIA QUE EXITE BURACOS NO FUNDO DO FOGÃO PARA BICHO ENTRAR.
ResponderExcluirESTA DOENÇA É DIFCIL DE DIAGNOSTICAR POIS OS SINTOMAS SÃO BEM PARECIDOS COM OUTRAS DOENÇAS.
ADOREI O TEXTO.