segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AS SETE LINHAS DA UMBANDA

Dando continuidade as minhas postagens sobre o tema, Ensinamentos da Umbamda, hoje foi postado sobre as sete linhas e como são classificadas:que no meu entender é uma escala de serviço, de orientação e organização durante os trabalhos.

1- Linha de Oxalá ou Linha de Santo - Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.
2- Linha de Yemanjá - Tem falanges das sereias que tem por chefe Oxum. Ainda nessa linha
temos a falange das ondinas chefiada por Nanã; falange das caboclas do mar; Indaiá da falange dos Rios; Yara dos marinheiros e Tarimã das Calugas-Caluguinha da Estrela-guia.
3- Linha do Oriente - Subdividida pelas falanges do Hindus, dos médicos, dos árabes, chineses, oriente, romanos e outra raças européias.
4- Linha de Oxossy - Dividida nas falanges de Urubatão, Arariboia, Caboclo das 7 Encruzilhadas, Águia Branca e muitos outros índios chefes falangeiros que protegem contra magia, dão passes e ensinam o uso das plantas medicinais.
5- Linha de Xangô - Dividida nas seguintes falanges: falange de Yansã, do Caboclo do Sol, Caboclo da Lua, Caboclo da Pedra Branca, Caboclo do Vento e Caboclo Treme-Terra.
6- Linha de Ogun - Dividida nas falanges de Ogun Beira-Mar, Ogun Iara, Ogun Megê, Ogun Naruê, Ogun Rompe-Mato, esta linha protege os filhos contra as brigas, lutas e demandas.
7- Linha Africana - Dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cabinda e Povo de Guiné, eles prestam caridades e orientam os fiéis para a prática do bem.

Um comentário:

  1. oi
    vc está ficando especialista no assunto viu? mto bem se gosta e admira vá em frente e ajude os irmaãos que tanto necessitam de crescimento espiritual mediante sua prática na caridade que tanto vc exerce.

    ResponderExcluir